Obras em São Gonçalo terminam antes da Copa

23/08/2012 - Valor Econômico

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, nas imediações de Natal (RN), deverá estar funcionando na Copa do Mundo de 2014. "Adiantamos o nosso cronograma para inaugurá-lo a tempo", disse Antônio Droghetti Neto, vice-presidente da Infravix, empresa do grupo brasileiro Engevix ,que se associou à argentina Corporación América e detém a concessão do novo aeroporto.

Pelo contrato, o empreendimento só precisa operar a partir de dezembro de 2014, mas o interesse da concessionária é antecipar as obras para aumentar o fluxo de receitas. A pista já foi concluída pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, que também tem a missão de construir o de pátio de aeronaves, até o fim de 2013.

A Inframérica iniciou a fundação das estacas para o futuro terminal de passageiros. Com a aceleração do cronograma, o projeto pode ser aberto em março ou abril de 2014, dois meses antes do pontapé inicial da Copa. Natal é uma das 12 cidades-sedes e o aeroporto atual, em Parnamirim, será desativado para voos comerciais assim que Amarante puder começar suas operações.

A expectativa da concessionária é liberar o financiamento do BNDES ao projeto até dezembro, junto com o empréstimo para as obras no aeroporto de Brasília.

Na terça-feira, Droghetti inspecionou as obras em São Gonçalo do Amarante junto com a governadora Rosalba Ciarlini. As autoridades locais prometeram pagar, até o fim do ano, as desapropriações que ainda estão com pendências. A Anac deverá aprovar o projeto básico do aeroporto nas próximas semanas. (DR)