Prefeitura propõe municipalização do Aeroporto Estadual de Piracicaba, SP

24/08/2012 - G1

Prefeito encaminhou pedido ao governo paulista para assumir gestão.
Manutenção mensal custa R$ 25 mil, valor que é suprido pela receita.
Do G1 Piracicaba e Região

Aeroporto de Piracicaba abriga base do helicóptero
Águia da PM (Foto: Base Aérea/Divulgação)

A Prefeitura de Piracicaba (SP) encaminhou ofício ao Governo do Estado de São Paulo para assumir o gerenciamento do Aeroporto Pedro Morganti, atualmente sob responsabilidade do Departamento Aeroviário do Estado do São Paulo (Daesp). O documento, assinado pelo prefeito Barjas Negri (PSDB), chegou ao gabinete do secretário de Transportes do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, na última sexta-feira (17). No entanto, a Prefeitura divulgou a informação somente na noite desta quinta-feira (24).

A municipalização do aeroporto é discutida há pelo menos um ano, de acordo com o Executivo. Em reunião recente com representantes do Daesp, o secretário de Governo de Piracicaba, José Antônio de Godoy, foi informado que o departamento preparava a formação de lotes com o objetivo de privatizar os 31 aeroportos sob seu controle no Estado, incluindo o de Piracicaba.

Custo de manutenção
De acordo com a Prefeitura, o custo mensal de manutenção do aeroporto gira em torno de R$ 25 mil, valor que é suprido pela receita, que poderia ser ampliada com a construção de mais hangares no local. "Preliminarmente, estima-se que poderão ser construídos 60 deles. Esses hangares seriam explorados por concessão, tornando viável a manutenção do aeroporto", relatou, em nota, a assessoria de imprensa do Executivo.

"Com o envio desse ofício ao secretário, foi dado oficialmente o primeiro passo. Agora aguardamos uma manifestação favorável, que também depende de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil", disse Godoy. Conforme o secretário municipal de Governo, o principal entrave que desestimula a construção de hangares é o curto prazo de concessão oferecido pelo Daesp nas licitações. Com a municipalização do aeroporto, a Prefeitura pretende rever e ampliar esse prazo.

Base da PM
Além de pousos e decolagens de aeronaves de pequeno e médio portes, o Aeroporto Estadual Pedro Morganti, instalado em área nas proximidades do bairro Monte Alegre, abriga o Aeroclube de Piracicaba e a base de radiopatrulha da Polícia Militar, que é onde fica o helicóptero Águia.