Guarulhos inicia plano de expansão de R$ 2,6 bi

05/09/2012 - Valor Econômico

Por Fábio Pupo e Ivo Ribeiro

Começaram nesta semana as tão aguardadas obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, sob responsabilidade da nova concessionária. Com 194 mil metros quadrados e capacidade para 12 milhões de passageiros por ano até 2014, o terminal será erguido pela construtora OAS e nascerá pronto para funcionar com procedimentos automatizados de check-in, despacho de bagagens e embarque.

Ao Valor, o presidente da Concessionária Aeroporto Internacional Guarulhos, Antonio Miguel Marques, disse que foi contratada a empresa de consultoria europeia Société Internationale de Télécommunications Aéronautiques (Sita) para o planejamento das novas tecnologias. Embora o procedimento automatizado ainda dependa de flexibilização de legislações, a ideia é que o passageiro possa fazer os procedimentos por conta própria e necessite de um funcionário apenas "na porta do avião".

O terminal terá um hotel dentro da área de embarque - o que dispensará procedimentos de imigração para o passageiro que chegar a Guarulhos tendo como destino final outro país. Serão 50 apartamentos de padrão cinco estrelas. Outro hotel ainda será construído até 2014, com 250 quartos e mesmo padrão em frente ao terminal.

Para acelerar o ritmo de obras e garantir a entrega da obra antes da Copa do Mundo, que inicia em junho de 2014, a concessionária está encomendando estruturas pré-moldadas a seis empresas especializadas. Segundo Marques, dos 190 mil m2, 140 mil m2 (ou 72%) serão construídos fora do local do terminal. Isso evita, inclusive, o risco de atrasos nas obras no caso de ocorrência de greves, diz Marques.

Somente voos internacionais irão operar no novo prédio, que estará apto para receber grandes aeronaves - como o Airbus A380 e o Boeing 747-800. Para isso, serão necessárias também reformas nas duas pistas do aeroporto, que passarão de 45 metros para 60 metros de largura até 2014.

O terminal, os hotéis, as reformas nas pistas, a ampliação do pátio de aeronaves (para 111 vagas) e a criação de 7,4 mil vagas de estacionamento para automóveis são as principais obras previstas até o Mundial de futebol. O investimento por parte da concessionária será de R$ 2,6 bilhões até esse prazo - montante que sofreu atualização, já que antes era calculado em R$ 2 bilhões.

Desse montante, 30% são aportes a cargo da concessionária e 70% serão oriundos de financiamento de diferentes instituições. Segundo Marques, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal credor, já enquadrou o pedido.

Para futuras obras, a concessionária pode começar a usar capital oriundo das receitas do próprio aeroporto. Em 2012, diz Marques, o faturamento de Guarulhos deve crescer 17%, para R$ 1,4 bilhão aproximadamente. As receitas passam a ser contabilizadas pela nova concessionária a partir de 15 de novembro. É nessa data que se inicia a segunda etapa do período de transição de gestão da Infraero à nova gestora. Serão seis meses de transição. De agosto a novembro, a estatal opera e as empresas privadas acompanham. De novembro em diante, até fevereiro de 2013, os papéis se invertem e, em seguida, a nova concessionária assume.

A concessionária é controlada pelo consórcio formado por Invepar (90%) e ACSA (10%), que foi vencedor do leilão ocorrido em fevereiro. Juntas, as duas empresas têm 51% da Guarulhos Participações (Grupar) e a Infraero tem os 49% restantes. Cada uma será responsável proporcionalmente pelos investimentos.

Pelo contrato firmado, as empresas privadas tinham o direito de escolha da construtora responsável pelas obras, segundo Marques. A OAS, que é acionista da própria Invepar, foi a escolhida e está cobrando "preços de mercado", segundo Marques.

O executivo adiantou ainda que, até 2016, estão previstas construções de um shopping center, um centro de convenções, mais hotéis, mais um edifício garagem e a duplicação do terceiro terminal - que receberá um segundo finger. Com isso, a capacidade total do aeroporto irá a pouco mais de 50 milhões de passageiros por ano. Em 2012, segundo Marques, a previsão é alcançar 33 milhões de passageiros.