Webjet deixa de cobrar por copo de água durante voo

04/10/2012 - Folha de São Paulo

RICARDO GALLO

A companhia aérea Webjet aboliu uma das medidas que mais irritavam os seus passageiros: a cobrança pelo copo de água a bordo dos aviões. Desde setembro, o passageiro não precisa pagar se quiser beber um copo de água mineral em um voo da companhia.

Agora, basta que o passageiro peça a água aos comissários de bordo durante o voo. Até então, a água custava R$ 3, o copo.

No início do ano, a Folha chegou a presenciar um passageiro pedindo um copo de água a uma comissária em um voo entre São Paulo e o Rio, para tomar um remédio.

A comissária, constrangida, lhe informou do preço da água e da necessidade de o pagamento ser em dinheiro.

A quem reclamasse, a empresa dizia que vender qualquer produto a bordo era uma tendência da aviação mundial -embora a venda de água seja exceção, mesmo entre companhias de baixo custo na Europa e nos Estados Unidos.

SUGESTÕES

Por meio da assessoria de imprensa, a Webjet informou que deixou de fazer a cobrança "atendendo sugestões de seus clientes".

Exceção à água, todo o cardápio da empresa oferecido a bordo é pago à parte.

A Webjet é uma companhia de baixo custo, que oferece tarifas a preços mais baixos.

Até o ano passado, a empresa cobrava também pela marcação de assentos, mas foi proibida pela Justiça de fazê-lo após o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro obter uma liminar.

O mérito da ação ainda não foi julgado.



Marcelo Almirante
69 - 9985 7275