Aeroporto maior só em julho/2013

26/10/2012 - Diário do Nordeste

Presidente da Infraero, Orlando Bezerra, visitou instalações do empreendimento aeroportuário

Juazeiro do Norte A inauguração dos Módulos Operacionais Provisórios (Mops), do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, que deveria ter ocorrido no primeiro semestre deste ano, agora conta com nova data: dia 22 de julho de 2013. Esse foi o prazo estipulado pelo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, que visitou, na tarde de ontem, as instalações do aeroportos.

Com a construção dos módulos operacionais, será triplicada a capacidade de fluxo de passageiros do aeroporto de Juazeiro do Norte FOTO: ELISÂNGELA SANTOS

A obra foi iniciada em 2011, pela empresa Eurobravi, e está com apenas 20% do projeto concluído. Mesmo sem uma empresa responsável para dar continuidade ao projeto, o presidente afirma que não passará de 6 de novembro o lançamento do edital para que uma nova empresa assuma a obra. Serão destinados R$ 2 milhões para a conclusão dos Mops.

O investimento total da obra, com a abertura do primeiro processo de licitação foi de R$ 2,8 milhões. Com a construção dos módulos operacionais, será triplicada a capacidade do aeroporto, que termina o ano de 2012 com cerca de 470 mil embarques e desembarques. A atual estrutura está defasada no que diz respeito a essa capacidade, chegando a cerca de 100 mil passageiros por ano.

Demanda

As reivindicações das melhorias para o local são antigas, principalmente por conta da demanda crescente de passageiros e novos voos. Atualmente, o equipamento conta com nove voos diários para São Paulo, Brasília, Salvador e Fortaleza. O presidente da Infraero afirma que além de falar sobre os novos investimentos, a finalidade de sua visita ao local foi conhecer os funcionários e o aeroporto. Ele esteve acompanhado do superintendente regional do Nordeste, Fernando Nicácio da Cunha Filho, que fez uma breve apresentação técnica dos investimentos já realizados na infraestrutura do aeroporto, atualizando as ações de curto prazo que estão em andamento, inclusive sobre a instalação do módulo operacional que redimensionará a capacidade de atendimento do terminal.

Gustavo do Vale disse que no momento tem sido feito um trabalho no intuito de garantir uma empresa que assuma a obra, já que não é tão fácil, segundo ele, pegar um projeto em andamento, mas garantiu que esse processo será resolvido em novembro.

O último processo de licitação, realizado há pouco mais de dois meses, não garantiu a empresa Gmiesk, de São Paulo, como responsável pela continuidade das obra. Foi a única que se candidatou à fazer parte da licitação, mas não atendeu a todos os requisitos exigidos.

Novos investimentos

Segundo o presidente, com essa possibilidade da incorporação do aeroporto à Infraero, é possível fazer novos investimentos. Toda a infraestrutura de pista e de pátio também terão ampliações, conforme Gustavo do Vale, além da melhoria na parte de estacionamento. Ele disse que a inauguração em julho é um compromisso dele com o prefeito eleito da cidade, Raimundo Macedo, que participou da reunião.

Esses investimentos dos módulos, segundo Vale, garantem um funcionamento em melhores condições até 2014. Ele disse que há perspectiva de construção de um terminal bem maior que o atual.

Um Plano Diretor do Aeroporto foi apresentado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), porém os novos investimentos só poderão ser feitos depois de 2014, em virtude dos investimentos nas obras dos aeroportos para a Copa. "Até lá, essa ampliação com os módulos dará conta da demanda. Nos próximos três ou quatro anos, esse aeroporto terá uma capacidade de pelo menos 1 milhão de passageiros", explica.

Projeção

1 mi de passageiros será a capacidade do fluxo de passageiros do aeroporto daqui a quatro anos, de acordo com projeção da Infraero

ELISÂNGELA SANTOS
REPÓRTER