Cumbica terá fila expressa para viajante com passaporte com chip

25/10/2012 - Folha de São Paulo

Aeroporto terá portões eletrônicos para acelerar entrada ou saída do país, diz concessionária

Aparelho fará conferência automática das informações do passageiro; início deve ser em julho de 2013

RICARDO GALLo

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), terá filas expressas para brasileiros que entram e saem do país. A previsão é que o serviço comece em julho do ano que vem nos terminais atuais, 1 e 2.

Funcionará assim: serão instalados portões automáticos -conhecidos como "e-gates"- nas áreas de imigração e emigração. Nas cabines, haverá um scanner no qual o passageiro colocará o passaporte e será submetido a um dispositivo de identificação.

Passar pelo sistema, adotado em aeroportos como Heathrow (Londres) e Dubai, levará menos de dois minutos, mais ágil que os balcões manuais existentes.

O serviço atenderá quem tiver o novo passaporte com chip, disponível desde janeiro de 2011 em todos os postos da Polícia Federal no Brasil.

Esse passaporte é identificado por um chip na capa. Cerca de 3,5 milhões de passaportes com chip foram emitidos, diz a PF. Até o final de 2012, serão 4 milhões.

O chip contém a fotografia facial e impressões digitais do passageiro. Essas informações serão confrontadas com as do sistema da PF. Se os dados baterem, o passageiro é liberado para entrar ou sair do país. Agentes da PF monitorarão o processo on-line.

AUTOATENDIMENTO

Será uma espécie de autoatendimento, segundo a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que custeará os equipamentos e desenvolve o projeto em parceria com a Polícia Federal e com a Secretaria de Aviação Civil. A concessionária venceu o leilão para gerir o aeroporto por 20 anos.

Os balcões de checagem manual serão mantidos, mas o plano é que, já em 2013, o número de "e-gates" seja superior a eles. Há 38 balcões no desembarque e 40 no embarque nos dois terminais.

A concessionária não quis dizer quanto gastará -afirmou que os valores não estão fechados- nem quantos aparelhos instalará.

O terminal 3, a ser inaugurado em 2014, também contará com a tecnologia, segundo a concessionária.



Marcelo Almirante
69 - 9985 7275