Gol nega possibilidade de rever fim da Webjet

28/11/2012 - Valor Econômico, Bruno Peres

Brasília -
Não há possibilidade de a Gol reverter a decisão de encerramento das atividades da Webjet, segundo Paulo Kakinoff, presidente-executivo da aérea, que reuniu-se hoje em Brasília com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bitterncourt.

"A decisão está ligada ao aspecto técnico de não trabalharmos mais com os aviões Boeing 737-300, que têm 21 anos de uso e consomem 30% a mais de combustível [que os aviões Boeing 737-800 operados pela Gol]", explicou Kakinoff. O executivo lembrou que as despesas com combustíveis representam aproximadamente 45% dos custos de aviação da companhia.

Na sexta-feira, a Gol comunicou que 20 aeronaves da Webjet serão devolvidas até o fim do primeiro semestre de 2013, o que implicará a demissão de 850 colaboradores, entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves.

"A Gol opera no mercado nacional com aproveitamento de capacidade em torno de 70%, o que permite absorver a malha da Webjet e, com isso, mitigar parte dos custos excessivos", afirmou Kakinoff. Segundo ele, as demissões estão ligadas ao excesso de funcionários após o fim das operações das aeronaves e ao mau momento do setor.

O setor de aviação brasileiro vive o pior ano de sua história, em termos de resultado. A Gol, especificamente, tem prejuízo acumulado de R$ 1 bilhão.

Governo

Wagner Bittencourt avalia que o encerramento das atividades da Webjet não causará problemas para os consumidores. "[...] a Gol está tomando todas as providências, inclusive não tivemos problema nos últimos dias em que isso aconteceu", disse o ministro.

Segundo Kakinoff, todos os passageiros da Webjet foram realocados para voos da Gol e o planejamento inclui também os períodos de alta temporada. As duas companhias aéreas têm um plano especial de fim de ano, que será oportunamente informado pela SAC e pela Anac, disse.

O ministro não comentou as demissões. "O governo está acompanhado, sempre acompanha, e discute todas as questões do setor", acrescentou.

Bittencourt também destacou a governança do setor, que, conforme avaliação dele, promove o "desenvolvimento equilibrado".

O ministro demonstrou otimismo com as operações de fim de ano, com intensificação do tráfego aéreo. "Já está tudo planejado, teremos um fim de ano tranquilo, todos os aeroportos inclusive dos concessionários e mais as companhias aéreas estão todos organizados para prestar um bom serviço", disse.


Enviado via iPhone