13 aeroportos de Santa Catarina receberão investimentos federais

20/12/2012 - G1

Programa vai estimular a aviação regional e o desenvolvimento do interior.
Com investimento, estado terá um aeroporto a cada 100 quilômetros.
Do G1 SC

Nesta quinta-feira (20), a presidente Dilma Rousseff anunciou um programa de investimentos em Logística, que vai beneficiar 13 aeroportos de Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Navegantes, Lages, Correia Pinto, Jaguaruna, Três Barras, Forquilhinha, São Miguel do Oeste, Concórdia, Caçador e Joaçaba.

<< Aeroporto Hercílio Luz
vai receber investimentos
(Foto: RBS TV/Divulgação)

A partir de janeiro, a Secretaria da Infraestrutura vai fazer um diagnóstico de obras necessárias nos aeroportos identificados no Programa como regionais para apresentar à Secretaria de Aviação Civil quais são as prioridades de cada aeroporto. "Além disso, já temos projetos concluídos que serão apresentados para a SAC", adianta Cobalchini.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, representou o governador Raimundo Colombo no lançamento e considerou o programa "uma oportunidade excepcional tendo em vista a rede de aeroportos regionais com voos regulares. Santa Catarina terá pelo menos um aeroporto em operação a cada 100 quilômetros", estima Cobalchini.

Além das obras, uma das medidas adotadas no Programa para estimular aviação regional, o Governo Federal subsidiará, durante um ano, 50% das passagens de aviões com até 60 passageiros e que operam em aeroportos com movimentação inferior a um milhão de passageiros por ano, conforme explicou Wagner Bittencourt de Oliveira, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O programa vai estimular a aviação regional e o desenvolvimento do interior. "Santa Catarina deverá ter uma das melhores redes de aeroportos do país", avalia Coblachini.