Ações da Gol disparam 16% após primeiro passo para o IPO do Smiles

27/12/2012 - O Estado de São Paulo

Seguindo o exemplo da rival TAM, que abriu o capital do Multiplus em 2010, companhia aérea transformou o programa de fidelidade em uma empresa separada e agora planeja ir à bolsa; resultados operacionais de novembro também têm efeito positivo

FABIO MOTTA/ESTADÃO-21/12/2012

Economia. Em novembro, Gol reduziu oferta de assentos e taxa de ocupação em voos cresceu

No primeiro dia de pregão depois do feriado de Natal, as ações da Gol tiveram alta recorde no ano. Isso porque, na sexta-feira à noite, a companhia anunciou que teve bons resultados em novembro e também que o programa de milhagem Smiles agora é uma empresa independente, que poderá ter ações negociadas em bolsa. Com as notícias, os papéis da companhia dispararam 16% ontem.

Graças a essa alta, a empresa conseguiu reverter uma perda no ano de 9,5%, acumulada até o fim da semana passada. Agora, a Gol passou a ter valorização de 4,9%em 2012. No mesmo período, o índice Bovespa teve valorização de 7,5%.

"O cenário mudou", destacaram analistas do banco BTG, em relatório sobre a companhia divulgado ontem. Durante o mês de novembro, aempresa diminuiu em 16,9% a oferta doméstica de assentos na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A redução ocorreu devido à redução de oferta nas operações da Webjet – empresa comprada por R$ 70 milhões em julho de 2011. No mês passado, porém, a Gol decidiu encerrar as atividades da controlada.

No relatório de novembro, a Gol também divulgou que teve ocupação de 69,8% dos assentos, com crescimento de 5 pontos porcentuais em relação a novembro de 2011. O valor médio pago por passageiro a cada quilômetro voado (yield líquido consolidado) teve aumento de aproximadamente 8,5% na comparação com o mesmo período de 2011, ficando entre R$ 23,20 eR$ 23,60. A receita líquida de passageiro por quilômetro subiu 17% na comparação anual.

"A decisão de reduzir capacidade e aumentar a exposição a passageiros de negócios permitiu à companhia reportar um robusto crescimento", disse o analista do UBS, Victor Mizusaki.

Ele também ressaltou que os bons números da Gol são resultado da nova administração. Desde junho, Paulo Kakinoff, ex-presidente da Audi do Brasil, assumiu o comando executivo da companhia no lugar de Constantino de Oliveira Júnior, dono da companhia de aviação. Milhas. Seguindo uma estratégia adotada pela rival TAM em 2010, a Gol divulgou que estuda "a possibilidade de realizar uma oferta pública inicial de ações da Smiles,semquehajaqualquerestimativa ou previsão para a conclusão dessas análises".

Na sexta, a empresa divulgou que o Smiles, que até agora era administrado pela VRG Linhas Aéreas S.A. (a holding que controla as empresas VRG Linhas Aéreas S.A. e o grupo Gol), agora passa a ser a Smiles S.A.,sociedade recentemente constituída e controlada pela companhia.

Em fevereiro de 2010, a TAM fez a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Multiplus e levantou R$ 723,86 milhões. Um ano depois, a empresa de programa de fidelidade valia R$ 5,02 bilhões, contra R$ 6,18 bilhões da companhia aérea. Hoje, a Multiplus vale R$ 7,7bilhões (a TAM fechou o capital em junho).

O Multiplus, porém, tem uma base de associados 18% maior que a do Smiles, podendo ser ainda maior se considerado o número de membros ativos. Conforme avaliações do BTG, o programa de fidelidade da Gol teria uma valor estimado de cerca de R$ 3 bilhões.

Com todas essas mudanças, a Gol "pode estar iniciando um processo de recuperação", disseram, em relatório, as analistas do Banco Itaú BBA Renata Faber eThais Cascello. "Nestemomento, os sinais de que essa recuperação terá sucesso estão mais claros do que estavam no passado", escreveram as analistas. /LÍLIAN CUNHA, COM AGÊNCIAS

PARALEMBRAR
Smiles foi criado em 1994

O Smiles foi criado há 18 anos como programa de fidelidade da antiga Varig. É administrado pela Gol desde a compra da Varig, há cinco anos. A Gol mudou o perfil do programa, estendendo a possibilidade de acumular milhas ou utilizar os pontos para a aquisição de produtos ou serviços de outras empresas, além de permitir a comercialização das milhas entre usuários. Hoje, o Smiles tem cerca de 8,5 milhões de clientes. Olíder de mercado é o Multiplus, da TAM, com 10 milhões de associados