Bndes aprova empréstimo-ponte de R$ 1,2 bilhão para o aeroporto de Viracopos

22/12/2012 - BNDES

Operação pretender garantir o ritmo acelerado das obras. Primeira fase dos trabalhos de ampliação e modernização tem previsão de término para maio de 2014.

O BNDES aprovou empréstimo-ponte no valor de R$ 1,2 bilhão para a empresa Aeroportos Brasil – Viracopos S.A., que fará a ampliação, modernização e exploração do Aeroporto Internacional de Viracopos, a 12 km do centro de Campinas e a 99 km do centro da capital paulista.
A Aeroportos Brasil Viracopos é uma sociedade de propósito específico (SPE) que reúne a Triunfo Participações e Investimentos S.A., a UTC Participações S.A., a Egis Airport Operation e a Infraero.
A estrutura financeira do projeto envolve um financiamento de longo prazo, a ser estruturado na modalidade de "project finance". O valor será definido quando for concluída a análise do projeto, que está em curso pelo BNDES.
O empréstimo-ponte dará suporte ao projeto, enquanto o financiamento de longo prazo é estruturado, contribuindo, assim, para o ritmo acelerado de obras até o final de sua primeira etapa, que deve ser concluída até maio de 2014 e concentrar dois terços dos investimentos previstos até 2019. Ao final dessa primeira fase, o aeroporto poderá receber um fluxo anual de 14 milhões de passageiros por ano, contra os 7,5 milhões atuais.
Para tanto, estima-se que sejam criados 5.600 empregos diretos na execução das obras. Devem ser gerados ainda 4.600 empregos relacionados ao fornecimento de insumos. Na operação de Viracopos, a concessionária prevê que irá empregar 575 funcionários próprios e 1.265 terceirizados.
Em 2011, Viracopos foi o nono maior aeroporto brasileiro em termos de fluxo de passageiros e o segundo maior em movimentação de cargas. Dentre os três principais aeroportos do estado de São Paulo, Viracopos apresentou a maior taxa de crescimento do tráfego de passageiros nos últimos anos. Em 2008, representava 3,5% da movimentação total de passageiros dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos. Em 2011, essa participação passou para 14,2%.
Fonte: BNDES