Dezesseis voos charters para atender a fluxo de passageiros

24/12/2012 - Diário do Nordeste

Segundo a Infraero, serão seis operações no mês de dezembro deste ano e mais dez em janeiro de 2013

As novas operações visam dar um reforço às rotas comerciais que já operam no
Aeroporto Internacional Pinto Martins, mas que nem sempre são suficientes para
atender à maior procura no período FOTO: JOSÉ MARIA MELO

Dezesseis voos charters (fretados) estão previstos para Fortaleza entre dezembro deste ano e janeiro próximo. Os voos visam suprir a demanda dessa alta estação, dando um reforço às rotas comerciais que operam no Aeroporto Internacional Pinto Martins. De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), serão seis voos semanais em dezembro de 2012 e dez em janeiro de 2013 ligando a Capital cearense com os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Confins, em Belo Horizonte (MG).

Os seis voos charters previstos para este mês referem-se a três chegadas e três partidas. Para janeiro serão acrescidos mais quatro voos semanais aos que já operam hoje todos para as mesmas rotas (Guarulhos e Confins), sendo cinco chegadas e cinco partidas por semana.

Menos solicitações

De acordo com a Infraero, as companhias aéreas têm reduzido os pedidos de charters e estão optando por utilizar toda a capacidade de seus voos regulares. Em contrapartida, o portfólio de voos internacionais que decolam e aterrissam no Pinto Martins será ampliado no começo do ano que vem.

Para a Itália

A partir de 14 de janeiro iniciarão as operações do voo direto da companhia aérea Alitalia, que ligará Fortaleza a Roma. A rota, segundo a Infraero será um importante reforço ao turismo do Estado.

Conforme a Infraero, o voo irá operar regularmente na Capital cearense, todas as segundas e sextas-feiras, fazendo o percurso Roma/Fortaleza/Roma, com chegada prevista às 16h55 e partida às 18h55. Fortaleza é a terceira cidade brasileira a receber voos da Alitalia. A companhia já opera em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Na América do Sul, a empresa faz voos saindo de Caracas e Buenos Aires.

Sem projeções

Com uma média mensal de 490 mil passageiros em 2012 e expectativa de fechar o ano com fluxo de seis milhões de passageiros, o aeroporto internacional Pinto Martins, segundo a Infraero, não tem projeções de movimentação para a alta estação, embora a perspectiva seja de novo recorde, considerando o somatório de passageiros dos voos charters e dos comerciais.

A preparação do aeroporto para o crescimento contínuo do fluxo de passageiros continua com as obras de ampliação, reforma, e modernização.

A primeira fase da obra tem previsão de conclusão para dezembro de 2013.

Estão sendo investidos R$ 336 milhões nessa etapa. A segunda fase deverá ficar pronta somente em 2017 - três anos após a Copa do Mundo.

Capacidade

Segundo a Infraero, com a conclusão da primeira etapa das obras, o terminal aumentará a área total de 38,5 mil metros quadrados para 90,39 mil m² e ampliará sua capacidade operacional anual de 6,2 milhões para 8,6 milhões de passageiros/ano até dezembro de 2013.

Já com a segunda etapa da expansão, o aeroporto Pinto Martins passará a ter 133,82 mil metros quadrados de área e capacidade para atender 11,2 milhões de passageiros por ano.