Em 7 de dezembro Avianca pode apresentar proposta de compra da Tap

29/11/2012 - Mercado & Eventos

Por: Rafael Massadar

Em entrevista ao MERCADO & EVENTOS durante o Prêmio Personalidade do Turismo 2012, onde a Avianca foi eleita pelo trade uma das Instituições vencedoras, o presidente da companhia, José Efromovich, deu detalhes do processo de compra da Tap, companhia aérea de Portugal. Em outubro deste ano, o Governo de Portugal iniciou um processo de preparação de em um acordo vinculativo para a venda da Tap com a Companhia Synergy Aerospace, grupo liderado por José e Germán Efromovich.

"Desde o início, nós participamos comprando o edital e fizemos uma proposta não vinculativa. Dez empresas se mostraram interessadas na companhia portuguesa, sendo que só três apresentaram proposta. Das três, a Avianca foi a única selecionada para seguir na negociação. Neste momento, estamos finalizando este processo, tanto na área legal, quanto na área fiscal e operacional, para no dia 7 de dezembro, se não tiver nenhum adiamento, apresentarmos uma proposta vinculativa e iniciar o processo final de negociação com o Governo Português. Então, diria que estamos na reta final da decisão ou não de participar da compra da Tap", anunciou José Efromovich.

O executivo também falou da qualidade do serviço prestado pela Avianca citando, dentre diversos tópicos, o ano de 2012. Período que para o executivo foi de consolidação do crescimento que começou a partir da reestruturação da empresa em 2010. "Esse ano vamos encerrar com 34 aeronaves, consolidando a nossa malha. Foi um ano que basicamente aumentamos em duas novas cidades. Hoje atendemos todo o mercado do nordeste e a ideia é aumentar o nosso crescimento, deixando a nossa malha mais densa", disse.

Por fim, anunciou que a expectativa em 2012 é de transportar 5,4 milhões de passageiros e falou de novos destinos. "Em março vamos anunciar se vamos voar para Belém, Foz do Iguaçu ou cidades do Centro-Oeste. Nós temos quatro ou cinco destinos para escolher dentre eles um para voar até abril de 2013", finalizou.