Movimento no aeroporto aumentou 10%

15/12/2012 - Folha de Boa Vista

Foto: Arquivo/Folha

O movimento deve crescer ainda mais com a proximidade do Natal e Ano Novo

O Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhade registrou aumento no número de passageiros neste mês. O percentual observado pela superintendência da Infraero foi de 10% em relação aos meses considerados de baixa temporada. A previsão é que na semana do Natal esse percentual se eleve para 14%, conforme disse Daniel Sobrinho, superintendente da Infraero em Roraima.

A estimativa foi feita em cima dos dados do mês de novembro, quando o número de passageiros que passou pelo aeroporto foi de 13.885 somente para decolagem, contra 13.381 que pousaram. "Neste mês, por conta do Natal e Révellion, a tendência é que o número de embarque seja maior que o de desembarque", comentou Sobrinho.

O movimento no aeroporto vai continuar intenso também nos meses de janeiro e fevereiro, ainda em alta temporada, em razão das férias, pois muita gente aproveita para viajar. "Em março, o processo será inverso. Haverá mais desembarque do que embarque", disse o superintendente da Infraero. As companhias áreas Tam e Gol, que operam em Boa Vista, cada uma realiza dois voos por dia, sendo na parte do dia e outro na madrugada.

Para garantir a segurança aos passageiros neste final de ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai reforçar a fiscalização nos aeroportos do Brasil. A estimativa da agência é que 17,4 milhões de pessoas viajem de avião este mês, crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme Daniel Sobrinho, a superintendência ainda está no aguardo do reforço. A previsão é que semana que vem comece a fiscalização.

Passageiro não consegue viajar por falha na checagem dos dados

Uma falha na checagem dos dados e confirmação de passagem, fez com que o policial militar Sérgio Siqueira, 54, sua esposa e seu filho, com menos de dois anos, deixasse de viajar no dia 8 deste mês, pela companhia aérea Tam. As passagens para João Pessoa foram compradas em março. Dois dias antes da data da viagem, ele foi ao aeroporto fazer confirmação. "A pessoa que me atendeu disse que estava tudo certo", contou.

No dia da viagem, antes de fazer o check in, pagou R$ 40,00 pela taxa de embarque do filho. Em seguida se dirigiu ao balcão para confirmação de dados, quando foi surpreendido que as passagens haviam sido reservadas, mas não pagas. "Um funcionário começou a procurar os dados no sistema, mas não encontrou. Confirmou somente a reserva. Pediram-me para ir à agência, sendo que faltavam poucos minutos para a decolagem. Disseram que eu teria que comprar outras passagens, que daria R$ 9 mil", contou.

Sem poder viajar, Sérgio e sua família voltou para casa. Na segunda-feira foi a agência buscar explicação e lá foi informado que o pagamento das passagens estava confirmado, o que houve foi falha na checagem dos dados, pois a Tam possui dois sistemas. "O funcionário que me atendeu olhou somente em um sistema", comentou.

Sérgio iria para João Pessoa comemorar o aniversário do filho e de lá seguira para o Rio de Janeiro. "Como íamos fazer o aniversário dele lá, contratamos tudo. Agora as faturas para pagamento dos serviços estão chegando em casa", disse. Como forma de reparar o problema, Sérgio fez Boletim de Ocorrência e vai entrar com ação na justiça contra a companhia.