Portugal desiste de vender TAP à Avianca

Portugal desiste de vender TAP à Avianca

21/12/2012 - Folha de São Paulo

Governo alega que não foram dadas as garantias; empresa diz que prazo era até dia 27

O governo de Portugal decidiu não vender a companhia aérea TAP para a Synergy, empresa de German Efromovich, dono da Avianca, alegando falha na entrega de garantias bancárias.

Efromovich era o único único candidato à privatização da empresa aérea portuguesa. "A Synergy tinha todas as condições de honrar qualquer compromisso que estava lá na proposta. E ia", disse Efromovich à Folha.

O empresário alega que estava pronto para apresentar as garantias no dia 27, data prevista para o fechamento do contrato.

"Hoje [ontem] deveria ser o dia da aprovação da oferta. Como você pode emitir carta de crédito em um negócio que não foi aprovado? Você dá a garantia e assina os papeis só depois da aprovação", disse.

Questionado se estava decepcionado com o cancelamento do processo, ele disse: "A TAP é um negócio de altíssimo risco. Fizemos uma proposta generosa e agressiva. Sou conhecido por correr riscos. E ninguém ofereceu coisa melhor. A empresa é boa, mas tem uma dívida gigantesca e tem que fazer investimentos".

Efromovich afirmou que sua proposta segue na mesa, caso o governo português decida voltar atrás e deixá-lo apresentar garantias.

Na eventualidade de o governo abrir uma nova disputa, ele disse que é cedo para dizer se pretende participar.

"Vai depender da condição da companhia, que pode mudar nos próximos meses."

(MARIANA BARBOSA)

Com a Reuters