Portuguesa TAP supera pela 1ª vez os 10 milhões de passageiros em um ano

26/12/2012 - G1

Agencia EFE

Lisboa, 26 dez (EFE).- A companhia aérea portuguesa TAP anunciou nesta quarta-feira que ultrapassou pela primeira vez os 10 milhões de passageiros em um ano, graças em parte aos bons resultados em suas linhas nos Estados Unidos e na África.

Segundo informou em comunicado, o recorde foi alcançado no último dia 24 de dezembro, no voo que aterrissou às 11h08 em Lisboa procedente de Belo Horizonte.
Durante esse dia, a companhia acumulou um total de 10.018.974 passageiros, 4,4% mais que no ano anterior até essa data.

Em todo o ano de 2011, a companhia aérea transportou um total de 9.752.000 pessoas.

As linhas dirigidas aos Estados Unidos foram as que mais cresceram em termos relativos, 19,3% mais passageiros em relação ao mesmo período do ano anterior, um aumento devido em parte à recente abertura dos voos de Miami.

As conexões de TAP com países africanos ofereceram os seguintes melhores resultados, com 10,4% passageiros a mais.

No Brasil, onde TAP tem voos a dez cidades diferentes, os voos obtiveram as melhores taxas de ocupação, que chegaram a 83%.

Apesar dos bons resultados quanto a volume de passageiros, a companhia dirigida pelo brasileiro Fernando Pinto anunciou em novembro perdas de 50 milhões de euros durante os primeiros nove meses de 2012.

Além disso, se encontra em processo de privatização, que se atrasou por tempo indefinido no dia 20 de dezembro, quando o Governo português rejeitou a oferta do magnata brasileiro-colombiano Germán Efromovich, apesar de ser a única apresentada.

A companhia, com sede em Lisboa, opera desde 1945 e voa a 30 países da África, Europa e América, com um total de 76 destinos, graças a uma frota de 71 aviões e mais de cinco mil funcionários. EFE