Sindicato orienta funcionários da WebJet a retomar postos de trabalho

08/12/2012 - Correio do Povo

Liminar determinou reintegração de 850 profissionais demitidos pela empresa na fusão com a Gol

Empregados fizeram protesto no Salgado Filho em novembro
Crédito: Mauro Schaefer

Após decisão da Justiça, que determinou a reintegração dos funcionários da WebJet, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre convocou os trabalhadores a voltarem aos postos nesta segunda-feira. No Rio Grande do Sul, 300 profissionais da empresa, entre aeroviários e aeronautas, foram demitidos no dia 23 de novembro.

A decisão liminar foi comemorada pelo presidente da entidade na Capital, César Girardi. "Nós recebemos muito bem, pois a gente fez diversas manifestações para que a Justiça tomasse uma posição a nosso favor", celebrou. Em caso de descumprimento, o juiz determinou multa de R$ 20 mil por trabalhador. A decisão é liminar e ainda cabe recurso.

Ao todo, 850 funcionários foram desligados em todo o Brasil. Nessa sexta-feira, a Justiça determinou que a companhia aérea Gol reintegre os trabalhadores da Webjet que foram demitidos no fim do mês passado, devido à fusão entre as duas empresas. A decisão é do Tribunal de Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro.

Uma audiência entre representantes das companhias e dos funcionários ficou agendada para o dia 18 de dezembro, quando a companhia terá de apresentar uma proposta de quitação das verbas trabalhistas e de realocação dos funcionários. Na semana passada, a Gol havia descartado a possibilidade de rever o corte de pessoal.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a sentença garante antecipação dos efeitos de tutela e declara a nulidade das dispensas dos empregados da Webjet. Por meio de sua assessoria de comunicação, a Gol informou que não foi informada judicialmente sobre a ordem que determina o reingresso dos funcionários e, por isso, a empresa ainda não se manifestará sobre o assunto.