Zona Portuária terá maior centro empresarial do país

19/12/2012 - Monitor Mercantil

Foi anunciado, nesta terça-feira, pelo prefeito Eduardo Paes e pelo vice-presidente executivo da Organização Trump, Donald Trump Jr., a construção do Trump Towers Rio, o maior centro corporativo do país, que ficará na Região Portuária do Rio de Janeiro. Apesar do valor da construção não ter sido divulgado, o empreendimento deverá ter um custo entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões quando estiver em pleno funcionamento. As Organizações Trump não investirão recursos no projeto. Trump colocará apenas a marca.

As duas primeiras torres das cinco, com 150 metros de altura e 38 andares cada serão construídas em um terreno de 32 mil metros quadrados. Deverão ficar prontas antes dos Jogos Olímpicos de 2016. As demais serão construídas em prazos determinados pelo mercado. O empreendimento será desenvolvido através de uma parceria entre a Organização Trump, a MRP Internacional e a Even Construtora e Incorporadora.

- Não são poucos os casos de revitalização de áreas urbanas por todo o mundo, onde entra a marca Trump. Quando se faz um investimento desse tipo em uma cidade, isso quer dizer que se acredita na força e no potencial daquele lugar. Talvez esse seja o maior investimento imobiliário da história do Rio - disse o prefeito Eduardo Paes.

No Rio especialmente para o lançamento do projeto, o vice-presidente executivo da Organização Trump, Donald Trump Jr., reconheceu que sua empresa há algum tempo planejava entrar no mercado brasileiro:

- Esse projeto é algo fantástico para nós e para o Brasil, que está surgindo no mercado internacional e que agora entra no mercado de alto luxo. Agradecemos o apoio e planejamos voltar muitas vezes. O Brasil é um mercado extremamente importante para nós e estava ansioso para entrar - disse Donald Trump Jr.

O Trump Towers Rio fará parte da revitalização da Região Portuária, que compreende uma área de cinco milhões de metros quadrados. O empreendimento será voltado para a locação de lajes corporativas por grandes empresas brasileiras e multinacionais e será construído em um terreno de 32 mil metros quadrados na Avenida Francisco Bicalho e será um dos maiores centros corporativos urbanos do mundo.

Paes ressaltou a importância do novo empreendimento para a cidade e do significado dele ser instalado na Região Portuária:

- A cada dia que passa, o Porto Maravilha se consolida mais. Quem passa por lá vê as intervenções e percebe esse avanço. Não tenho dúvida de que o que está sendo feito lá é algo transformador não só para aquela região, mas para toda a cidade. Com o Porto a gente inverte completamente a lógica que prevaleceu nas últimas décadas no Rio, onde à medida que uma área se degradava, a cidade caminhava em direção a outra área, fugindo de seu próprio território. Com a revitalização do Porto, inverte-se completamente as expectativas de crescimento da cidade. Além disso, temos ali um conjunto de investimentos saindo num prazo muito mais curto do que imaginávamos. Quando iniciamos esse processo de recuperação, projetamos cerca de quinze ou vinte anos pela frente. Mas estamos vendo que esse processo se antecipou e acelerou - temos as obras de infra-estrutura se consolidando num prazo de cinco anos. E esse processo se consolida hoje de forma definitiva com a vinda de um grupo tão forte como a Trump.

Também estavam presentes no evento o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), Alberto Silva; o subsecretário Municipal de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público-Privadas, Jorge Arraes; o superintendente Nacional de Fundos de Investimentos Especiais da Caixa Econômica Federal, Flavio Arakaki; o CEO da MRP Internacional, Stefan Ivanov; e o presidente da Even, Carlos Terepins.