segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Viracopos cresce acima da média e sobe em ranking de passageiros

20/01/2013 - G1

Aeroporto foi o sétimo mais movimentado do Brasil em 2012.
8,8 milhões de pessoas passaram pelo terminal, em Campinas.

Leandro Filippi
Do G1 Campinas e Região

Saguão do aeroporto de Viracopos, em Campinas
(Foto: Reprodução / EPTV)

Com um crescimento 10% acima da média nacional em 2012, em comparação ao ano anterior, Viracopos subiu duas posições no ranking de movimentação de passageiros. O aeroporto de Campinas (SP) foi o sétimo do Brasil em número de pessoas que passaram pelo terminal.
Em 2011, Viracopos registrou a nona maior movimentação, quando recebeu 7,5 milhões de passageiros e, em 2010, o aeroporto de Campinas não aparecia entre os dez maiores.

No ano passado, 8,8 milhões de passageiros passaram por Viracopos, uma elevação de 16,5%. Os aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) cresceram 6,4%, em média, segundo o balanço mais recente.

Sem pista opcional
Em relação a movimentação de aeronaves, Viracopos recebeu 115 mil em 2012, número 15,5% maior ao do ano anterior. Apesar do crescimento, o aeroporto não oferece uma segunda opção para pousos e decolagens. Após problemas em um avião cargueiro, em outubro, a operação ficou suspensa durante 45h.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos afirma que irá recuperar a pista auxiliar até setembro deste ano. A taxiway, que pode ser usada para voos em situações emergenciais, possui um alerta de segurança desde 2006, por conta da precariedade na pavimentação. A previsão é que a segunda pista seja inagurada em 2017.

Novo terminal
Em 2014, com o novo terminal pronto, a expectativa da concessionária que administra o aeroporto de Campinas é receber 14 milhões de passageiros. No fim da concessão, em 2042, estima-se que 80 milhões de pessoas passem em Viracopos por ano.

A iniciativa privada assumiu a administração de Viracopos em 14 de novembro, após o leilão de concessão realizado pelo governo federal em fevereiro. Desde a ocasião, empresas conduzem todas as atividades funcionais do aeroporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário