Aerolíneas apresenta reestruturação ao mercado brasileiro

20/02/2013 - Jornal de Turismo, Fernando Pratti, São Paulo

Depois de ser reestatizada pelo governo argentino, a Aerolíneas Argentinas esteve presente no Workshop CVC para apresentar sua reestruturação e as novidades em relação aos voos entre Brasil e Argentina.

Segundo Ariel Rodriguez, diretor geral para o Brasil, a empresa de bandeira argentina conta hoje com 57 novas aeronaves, nos modelos Embraer 190 (20), Airbus A-340 (11) e Boeing 737-700 e 800 (26). "A primeira medida do governo argentino foi reposicionar a companhia nos mercados regionais e internacionais e parte disso foi renovar a frota que estava envelhecida e melhorar a qualidade do serviço, que se encontrava deteriorada", explicou Rodriguez.

Segundo o diretor, atualmente as aeronaves dispõe de cabines individuais e novos serviços para clientes corporativos, além de salas VIPs no Aeroporto de Ezeiza, próximo a Buenos Aires. O atendimento ao cliente também foi priorizado, passando a funcionar durante as 24 horas do dia na Argentina, com menor tempo de atendimento e maior tecnologia. "No Brasil, também implantamos uma nova central de vendas no 0800-0005050", disse o diretor geral.

Atualmente, a empresa mantém sete voos semanais para o Rio de Janeiro, uma frequência para Porto Alegre e mais cinco voos para a capital paulista. No inverno, a empresa também passa a operar duas frequências entre São Paulo e Bariloche e uma para o Ushuaia. "Este ano ainda pretendemos iniciar operações para Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, sendo que Confins deve começar já em abril, com a chegada das novas aeronaves", explicou Rodriguez.

Outro passo importante dentro da restruturação da Aerolíneas foi sua entrada à aliança SkyTeam, o que obrigou a empresa a seguir uma série de exigências e padrões internacionais. "Hoje, chegamos a 92% de pontualidade e a ocupação geral é de quase 70% nos voos entre Brasil e Argentina, com 30% de crescimento nas operações entre Argentina e a América do Sul", contou o diretor.