Veja como vai ficar o Aeroporto de Brasília

22/01/2013 - Panrotas

Um dos mais criticados aeroportos do País, o Juscelino Kubitschek, na capital federal, agora sob administração do consórcio Inframerica (união da Infravix/Engevix com a Argentina Corporación América), já iniciou sua transformação, que incluirá investimentos de R$ 2,5 bilhões. A concessão da Inframerica é de 25 anos e o grupo também administrará o novo Aeroporto de Natal, com previsão de abertura para 2014.

Segundo Roberto de Oliveira Luiz, ex-Varig e Pluna, e que cuida do relacionamento comercial dos dois aeroportos com as empresas aéreas, as primeiras ações já saíram do papel: um retrofit de 180 dias de duração, a reforma de dois banheiros (maior reclamação e dor de cabeça dos aeroportos) e a instalação de wi-fi gratuito em todo o aeroporto, sem necessidade de cadastro ou de inserção de código, como pedia a Infraero.

Outra alteração foi a diminuição da distância entre as aeronaves na hora da aproximação: baixou de cinco para três milhas, o que permite mais operações. O aeroporto trabalha agora para operar as duas pistas simultaneamente.

Até maio o Aeroporto de Brasília terá iniciado o sistema Cute, de compartilhamento de balcões, e o Cuss, de terminais de auto-atendimento com múltiplas companhias. Assim, se a fila de check-in de uma empresa estiver grande e a de outra vazia, a administração do aeroporto pode fazer alterações rápidas e pontuais nas posições. E no auto-atendimento, o passageiro encontrará o check-in de várias empresas em uma só máquina.

Algumas das grandes expectativas para o novo aeroporto são: a cobertura na entrada para a parada de automóveis, que ganham mais uma via; a sala vip compartilhada com 2,5 mil metros quadrados e diversos serviços, como sala de conferência e cinema; e os dois novos terminais, com a demolição do terminal satélite e a entrada para embarque em um só local. Para 2021, estão previstos novos empreendimentos no entorno, como hotel e centro de convenções.

Veja abaixo vídeo de como ficará o Aeroporto JK, em Brasília. E veja as perspectivas artísticas das novas áreas no álbum anexo.