Airbus entrega centésimo A380

21/03/2013 - Transporta Brasil

Centésima unidade do maior avião comercial do mundo foi entregue à Malaysia Airlines, que recebeu o sexto gigante quadrimotor de sua frota. Até hoje, os A380 já realizaram mais de 100 mil voos e transportou 36 milhões de passageiros nas nove companhias que operam o modelo

Leonardo Andrade, editor-chefe do Portal Transporta Brasil

A Airbus realizou esta semana a entrega da centésima unidade da aeronave A380, o maior avião comercial de passageiros do mundo, com quatro motores e capacidade para até 800 passageiros, dependendo a configuração de classes. A empresa aérea que recebeu o A380 de número 100 foi a Malaysia Airlines, que já opera outros cinco aviões do modelo.

O A380, lançado pela Airbus em 2005, se transformou em uma verdadeira lenda entre os jatos comerciais de passageiros. Com seu porte gigantesco, com mais de 80 metros de envergadura e 73 metros de altura, o modelo conquistou as companhias aéreas de classe mundial por seu espaço interno diferenciado e grandes possibilidades para as configurações de assentos.

A aeronave tem velocidade máxima de 1.020 km/h e autonomia de até 15.400 quilômetros. Em todo o mundo, a frota de 100 A380 em operação está a serviço de nove companhias aéreas, todas da Ásia, Europa e Oceania. "Estamos felizes com o fato de nosso 100º A380 ter sido entregue à Malaysia Airlines e este fato nos dá uma visão do futuro da aviação mundial. Vemos uma demanda das companhias aéreas mais competitivas e dinâmicas por aeronaves maiores, que comportem operações com muitas rotas e destinos. Em particular, vemos o rápido desenvolvimento do mercado da Ásia e Pacífico, ideal para a aplicação do A380", diz o presidente e CEO da Airbus, Fabrice Brégier.

Até o momento, a frota em operação do A380 já realizou mais de 100 mil voos e transportou cerca de 36 milhões de passageiros, operando cerca de 140 voos por dia, com 1,5 milhão de passageiros por mês. Segundo a Airbus, a cada seis minutos, um A380 decola ou pousa em um dos 32 aeroportos que operam o modelo em redor do mundo. A fabricante informou que mais de 50 outros aeroportos estão se preparando para receber o A380. O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP) está nesta lista.