Área de embarque do aeroporto Leite Lopes terá cobertura

18/02/2013 - Folha de São Paulo

O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) abriu licitação no início deste mês para a construção de coberturas nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto.

O investimento inicial é de R$ 189 mil e a expectativa é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão.

O projeto inclui a implantação de 3.000 metro quadrados de estrutura metálica, no lado aéreo e na área externa do terminal de passageiros do aeroporto.

Além da cobertura, o Leite Lopes deve ter a pista deslocada em 500 metros. Com a obra, o aeroporto poderá operar os 2.100 metros totais de pista -- atualmente a pista operacional é de 1.800 metros.

A expectativa, segundo o Daesp, é que o projeto de engenharia seja concluído até maio. As licitações estão previstas para o segundo semestre e as obras, para o início de 2014. O investimento total é de R$ 170,6 milhões -- 85% do Estado e 15% da Prefeitura de Ribeirão Preto.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) incluiu o Leite Lopes em um projeto de monitoramento de segurança operacional junto a outros 11 aeroportos do Brasil.

Ainda em fase de coleta de dados, o projeto deve ter o primeiro balanço divulgado no final do ano, de acordo com a assessoria de imprensa da agência.

O objetivo é criar relatórios de todos os tipos de incidentes que ocorrem nos aeroportos, e, a partir daí, estabelecer indicadores de qualidade destes locais. O projeto, segundo a Anac, já é aplicado em grandes aeroportos.