Diretor da ANAC que vai investigar suspensão de voos da TAM e GOL entre Campo Grande e Brasília

21/02/2013 - A Crítica de Campo Grande

Com informações da assessoria do senador Waldemir Moka

Foto: Divulgação
O deputado federal Giroto (PMDB/MS) solicitou ao diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys, em reunião no final da tarde de ontem (20/02), que peça explicações das empresas TAM e GOL sobre os motivos para a suspensão de quatro voos entre Campo Grande e Brasília.

O pedido do deputado é complementar ao trabalho do coordenador da bancada federal no Congresso Nacional, o senador Waldemir Moka (PMDB/MS), que encaminhou ontem ofícios aos presidentes das companhias aéreas TAM e GOL cobrando explicações sobre a suspensão. Também o senador como fez discurso em plenário na tarde de ontem e vai agendar reunião com presidente da Anac, com a participação de toda a bancada sul-mato-grossense.

Na reunião de Giroto com Guaranys, o parlamentar sul-mato-grossense sugeriu que a Anac e outros órgãos do setor aeroviário busquem viabilizar a participação de outras empresas. "É necessário abrir o mercado aéreo para mais empresas, possibilitar que a concorrência exista e seja maior", completando que "é estranho a suspensão dos vôos pelas duas empresas na mesma época".

A TAM suspendeu a operação do voo com destino a Brasília, com saída às 13h48min do Aeroporto Internacional de Campo Grande e chegada prevista em Brasília às 16h18min, e do voo que parte de Brasília às 12h14min pousando na capital às 13h05min. A GOL acabou com outros dois voos. O de Campo Grande a Brasília, com saída às 5h15min e chegada às 7h48min, e o que sai de Brasília às 23h04min, chegando às 23h50min na capital sul-mato-grossense.

O diretor-presidente da Anac informou a Giroto que vai investigar este caso, ressaltando que vai apurar o porquê das empresas adotarem este procedimento e se for encontrado algo irregular, elas serão punidas.

Três Lagoas

Também o deputado federal entregou ofício do Governo do Estado ao diretor-presidente da Anac, no qual é solicitada a liberação de R$ 1,8 milhão para conclusão da reforma do aeroporto de Três Lagoas. Os trabalhos foram iniciados em 2009.

O deputado esteve na autarquia acompanhado Secretária-Adjunta da Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes (Seop), Maria Wilma Casanova Rosa.