Infraero autoriza reforma e ampliação de Curitiba

14/03/2013 - Panrotas

Vista aérea do Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba – Afonso Pena
(foto divulgação Infraero)

A Infraero emitiu nesta terça-feira (dia 12) a ordem de serviço para a execução dos projetos e obras de ampliação e reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba – Afonso Pena. O documento autoriza o início dos trabalhos, cujo investimento total será de R$ 246,7 milhões.

O processo licitatório foi realizado por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), sendo o primeiro dentro da Infraero a utilizar a contratação integrada, em que os projetos e obras são realizados pela mesma empresa.

Os primeiros serviços contemplam a elaboração dos projetos básico e executivo, cuja execução tem um prazo de seis meses. Em seguida, será iniciada a primeira etapa das obras, que prevê a implantação de 32 novos balcões de check-in, oito novos acessos de embarque, 17 novos elevadores, seis novas escadas rolantes e quatro esteiras de restituição de bagagens.

Após a conclusão desta etapa, prevista para maio de 2014, o Afonso Pena terá capacidade para receber 10,4 milhões de passageiros por ano – hoje comporta 7,8 milhões de passageiros/ano e a movimentação prevista para o ano que vem, incluindo a demanda da Copa, é de 7,6 milhões de embarques e desembarques domésticos e internacionais.

A segunda etapa, com um prazo de execução de 18 meses, envolverá os trabalhos restantes de reforma e ampliação do terminal de passageiros, com conclusão prevista para 2016, quando o aeroporto terá capacidade para receber até 14,6 milhões de passageiros por ano.

Claudio Schapochnik