Malha aérea de Natal tem redução

08/02/2013 - Tribuna do Norte - RN

Nossa tão bela Natal, que a cada dia perde charme e credibilidade, também está perdendo voos. E isto é péssimo sinal. Nos últimos cinco anos, nossa malha aérea - já a partir de março - certamente será a pior (e mais reduzida) que a cidade já teve. Além de poucas frequências, os horários não são atraentes. O fato é bem nítido para quem tiver um tempinho para navegar pelos sites das companhias aéreas.

Foi o que fizemos. E para tentarmos ser criteriosos, vamos tomar como base apenas as ligações Natal-São Paulo (Guarulhos)-Natal, que na verdade são os voos mais procurados por quem sai ou retorna à capital potiguar, seja a lazer, a negócios ou em conexões para o Sul ou para o exterior. Mas vale observar que haverá perdas na malha para todos os destinos, exceto Brasília.

TAM - Na Tam, por exemplo, Natal vai deixar de operar um voo nobre, que decolava do Augusto Severo às 7h e aterrissava em São Paulo às 10h30. Ficaremos reduzidos a três ligações diretas para Guarulhos. Duas delas em horários inconvenientes.

Os voos diretos da Tam na rota Natal-Guarulhos a partir de março sairão às 2h, às 15h27 e às 23h30. De lá para cá, também diretos, decolam às 6h30, às 11h20 e às 20h15. Perderemos o corujão das 23h, que quebrava um galho nas noites de trânsito infernal na capital paulista.

GOL - Também teremos subtrações de operações na Gol, já a partir de 23 de fevereiro. Natal ficará com apenas duas ligações diretas com Guarulhos. É pouco. A Gol já chegou a ter quatro voos diretos para cá. Na nova malha, uma frequência vai decolar às 02h52, outra às 15h50. No retorno, os voos sem escalas sairão para Natal às 10h15 e às 17h15. Ou seja: também perdemos o "corujão" direto da Gol.

AVIANCA - Na Avianca não há frequências diretas Natal-São Paulo. O melhor voo (na verdade, o único razoável) decola às 15h10 do Augusto Severo, faz escala em Recife e chega a Guarulhos às 21h05. No retorno, sai ás 09h15, para em Recife e chega a Natal às 14h37.

AZUL - Na Azul também não há ligações diretas de Natal com Guarulhos. Dependemos, mais uma vez, de Recife. O melhor voo decola às 15h45, faz escala na capital pernambucana e chega às 20h45 em São Paulo. No roteiro inverso, sai ás 10h20 de Guarulhos, para em Recife e pousa às 15h08 na capital potiguar.

É um concorrente do voo da Avianca, que faz o mesmo trajeto praticamente no mesmo horário. Falta de imaginação ou de planejamento das companhias aéreas? Ou é assim mesmo? Dois voos, no mesmo horário e nas mesmas rotas, seriam iscas de marketing do setor da aviação?

DECISÃO

As autoridades competentes que pilotam o Turismo potiguar precisam saber o que está havendo de fato, junto às quatro empresas. Seria a própria crise de aeronaves no Brasil ou um reflexo da nítida involução de Natal enquanto cidade e destino turístico?