Reforma no Aeroporto de Manaus deve ser concluída em dezembro

26/03/2013 - A Crítica

A afirmação é do superintendente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Aldecir Lima. Ele garantiu nesta terça-feira (27), durante cerimônia que marcou os 37 anos de fundação do aeroporto, que as obras de reforma, ampliação e adequação serão concluídas até o fim deste ano

Obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo
Gomes deverão ser concluídas em dezembro deste ano
(Antônio Menezes)

O superintendente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Aldecir Lima, garantiu nesta terça-feira (27), durante cerimônia que marcou os 37 anos de fundação do aeroporto, que as obras de reforma, ampliação e adequação serão concluídas até dezembro.

O prazo previsto no cronograma para a finalização do projeto é dezembro mesmo. "No final deste ano ainda, teremos o aeroporto plenamente ampliado, modernizado e equipado não somente para Copa do Mundo, mas também para um longo prazo. Já atingimos 55% das obras e em breve nós teremos algumas áreas já entregues aos usuários de modo que vai facilitar a agilidade da obra ara cumprir o prazo de entrega", disse.

De acordo com Aldecir Lima, em junho devem ser entregues o novo saguão em frente do aeroporto, novas salas de embarques nas laterais do aeroporto e o terceiro andar que foi construído no terraço.

Atualmente, 880 operários atuam nas obras, que custarão R$ 344 milhões. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) juntamente com o consórcio Encalso, responsável pela execução das obras, estimam que até junho 70% estejam concluídas.

Somente no Terminal de Passageiros 1 (TPS1), quinze frentes de serviços estão em andamento. Com a reforma, o TPS1 terá a área duplicada de 43 mil metros quadrados para mais de 97 mil metros quadrados. O aeroporto terá dois níveis de terminais, sendo um para embarque e outro para desembarque, agilizando o fluxo de passageiros. A capacidade operacional anual será ampliada de 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros/ano.