Governo do Pará vai investir na construção de 11 aeródromos


12/04/2013 - G1

Licitação para elaborar os projetos já foi aberta.

Obras devem ser concluídas até o final de 2014.

Do G1 PA

O Governo do Pará anunciou, nesta sexta-feira (12), que vai investir R$ 60 milhões para melhorar a infraestrutura de transportes aeroviários no estado. Entre as obras previstas estão a construção de aeródromos em 11 municípios, e a preparação de pistas de pouso e decolagem, áreas de manobras para aeronaves e estações de passageiros em 24 cidades paraenses. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aeródromos são espaços destinados a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves.

De acordo com a Secretaria de Transportes do Estado (Setran), a melhoria nestes espaços vai facilitar a mobilidade interestadual, especialmente nos casos em que seja necessário um meio de transporte mais rápido. “Fizemos estudos para atender principalmente as populações que estão em áreas que dependem basicamente do transporte hidroviário, que dificulta, por exemplo, o deslocamento de pessoas que precisam de atendimento médico com urgência”, afirma o secretário Eduardo Carneiro.


O estado do Pará tem, atualmente, 65 aeródromos públicos, incluindo o
Aeroporto Internacional de Belém (Foto: Oswaldo Forte/O Liberal)

As estruturas de aeródromos de 13 municípios também serão recuperadas. “Alguns aeroportos foram abandonados e se encontram em péssimo estado. Nesses locais não é possível mais pousar e decolar”, diz Carneiro.

Os novos aeródromos vão ser implantados nos municípios de Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Curuá, Bom Jesus do Tocantins, Oeiras do Pará, Senador José Porfírio, Bagre, Muaná, São Sebastião da Boa Vista e Anajás.

Já os municípios de Santa Maria das Barreiras, Tomé-Açú, Cametá, Anapu, Medicilândia, Pacajá, Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Ponta de Pedras, Portel e Santa Cruz do Arari terão seus aeródromos revitalizados.

A licitação para elaboração dos projetos já foi aberta, e a previsão é que as obras comecem no segundo semestre deste ano.