TAM tem prejuízo de R$ 1,2 bilhão em 2012

TAM tem prejuízo de R$ 1,2 bilhão em 2012

01/04/2013 - Folha de São Paulo

Na semana passada, Gol também anunciou perdas, de aproximadamente R$ 1,5 bilhão
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A TAM encerrou 2012 com prejuízo de R$ 1,2 bilhão, crescimento de 272% em relação ao ano anterior, quando obteve perda de R$ 335 milhões.

O prejuízo da TAM se soma ao da Gol no setor de aviação: na semana passada, a rival divulgou perda líquida de R$ 1,5 bilhão em 2012 -praticamente o dobro da de 2011.

Os dados da TAM foram publicados nas demonstrações financeiras da companhia na quinta-feira passada, véspera do feriado de Páscoa, no jornal "Valor Econômico".

Desde a criação da Latam, holding resultante da associação com a chilena LAN, a TAM saiu da Bolsa paulista e parou de divulgar resultados trimestrais no país.

Os dados da brasileira passaram a ser consolidados no balanço da Latam, que tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Santiago, no Chile.

No entanto, pela lei das Sociedades Anônimas e pelo seu porte, a TAM é obrigada a dar publicidade a alguns dados financeiros, como balanço patrimonial e lucros ou prejuízos acumulados.

A empresa afirmou que o prejuízo é resultado da valorização do dólar e do combustível e também do aumento das tarifas aeroportuárias. O real se desvalorizou em 17% ante o dólar no ano passado e o combustível subiu 18%.

A receita da TAM aumentou 5,39%, para R$ 13,695 bilhões, mas os custos e as despesas cresceram ainda mais: 19,3%. Saltaram de R$ 12 bilhões para R$ 14,3 bilhões.

Em termos operacionais, a TAM saiu de um lucro de R$ 977 milhões em 2011 para um prejuízo de R$ 640,6 milhões.

Diante do prejuízo, as empresas estão reduzindo voos e cortando serviços. A TAM enxugou a oferta em 8,4% em janeiro e fevereiro, e a Gol, em 5,5%. Essa redução da oferta levou o mercado doméstico a encolher 4% em fevereiro.

CARGA

A TAM Cargo, divisão de carga da TAM, aguarda a aprovação da Anac para integralizar 100% das ações da Absa, maior empresa aérea cargueira do país e que pertence à chilena LAN.

Apesar de a lei brasileira restringir o capital estrangeiro no setor, a Absa é controlada na prática pela LAN - ainda que no papel os chilenos detenham apenas 20% das ações com direito a voto. Somando ações ordinárias e não ordinárias, a LAN detém 76% da Absa.

A Absa ainda mantém uma pessoa jurídica ativa, mas a Folha apurou que a empresa já opera de forma integrada à TAM Cargo há mais de seis meses. O site da Absa saiu do ar e as empresas trabalham com um organograma conjunto.