terça-feira, 14 de maio de 2013

Avião desenvolvido em Uberlândia está na fase final de testes


13/05/2013 - G1

Aeronave boomerang EX 27 sobrevoou Ituiutaba nesta segunda-feira (13).

Projeto é acompanhado por profissionais da UFMG e da UFU.

Do G1 Triângulo Mineiro

Modelo está em fase final de testes
(Foto: Reprodução/TV Integração)

Uma empresa de Uberlândia está em fase final de testes com o avião boomerang EX 27, novidade que está sendo desenvolvida há seis anos, e que sobrevoou o céu de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, nesta segunda-feira (13). O projeto é acompanhado por profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Para chegar ao mercado, o modelo precisa completar 500 horas de voo. A aeronave, que pode acomodar até quatro pessoas, é a primeira da categoria produzida no Brasil, segundo os profissionais. O empresário e responsável pela produção do modelo no país, Érick Cunha, é natural de Ituiutaba. Ele contou que trouxe a ideia dos Estados Unidos. “Nós achamos muito interessantes a performance e a qualidade de voo dessa aeronave e decidimos lançar essa ideia aqui no Brasil. Depois de anos de desenvolvimento, estamos bem próximos de finalizar o trabalho”comentou.


A versão básica do avião deve chegar ao consumidor por US$ 250 mil dólares. O motor e a hélice ficam na parte traseira e a aeronave tem condições de voar por até quatro horas sem abastecimento, o que corresponde a 2.000 quilômetros. “O objetivo é dar velocidade. A gente busca o desenvolvimento em parcerias com universidades para estar sempre na frente”, completou o empresário Douglas Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário