Azul apresenta planos de expansão ao Rio Grande do Sul


03/05/2013 - Jornal do Comércio - RS

Governo informou que há estudos para incentivos a linhas regionais

CLAUDIO FACHEL/PALÁCIO PIRATINI/JC


Beto Grill (direita) recebeu dirigentes
da companhia no Palácio Piratini

O governador em exercício, Beto Grill, acompanhado do secretário adjunto de Infraestrutura e Logística, Claudemir Bragagnolo, recebeu dirigentes da Azul Linhas Aéreas, nesta quinta-feira, no Palácio Piratini. O grupo apresentou o plano de expansão da empresa no Estado e debateu incentivos à aviação regional.

Grill destacou a importância da proposta para o desenvolvimento regional e informou que o governo do Estado prevê incentivos. “Vamos levar a proposta ao governador Tarso Genro. A questão dos incentivos fiscais também é uma pauta importante que vem sendo discutida dentro do governo”, ressaltou.

De acordo com o consultor da empresa no Rio Grande do Sul, Eduardo Macluf, atualmente a Azul opera voos regulares em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas e já trabalha na autorização junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar em Passo Fundo. “O plano de expansão da empresa no RS prevê ainda voos de Bagé, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Os voos entre Passo Fundo e Campinas possibilitarão conexões para os quatro cantos do país, já que a Azul oferece mais de 40 opções de destinos em Viracopos”, disse.

Já o secretário adjunto de Infraestrutura e Logística, Claudemir Bragagnolo, ressaltou o trabalho da pasta, por meio do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), nos estudos e levantamentos apontados para a necessidade de ampliação dos voos regionais, sobretudo com a expansão da indústria naval no Sul e nos centros produtivos do Norte, como Passo Fundo. “Hoje a expansão da nossa malha é uma necessidade e sabemos que o governo do Estado será parceiro da União nas políticas públicas de incentivo à aviação regional”, destacou Bragagnolo.

Conforme o gerente de Relações Institucionais da Azul, Ronaldo Veras, a empresa tem interesse em ampliar sua operação de 103 para 110 aeroportos até o final do ano. “Hoje realizamos 900 voos/dia, possuímos 118 aeronaves e atendemos cerca de 15% do mercado doméstico. Nosso interesse é ampliar os voos regionais, por isso estamos investindo numa frota moderna, com aeronaves de até 68 passageiros”, disse Veras, lembrando que a Azul é a única companhia a oferecer o voo direto entre Porto Alegre a Maringá (PR).

Neste sentido, o gerente jurídico da companhia, César Grandolfo, anunciou que há interesse também de se implantar voos entre os países do Mercosul. “Nosso objetivo é viabilizar negócios, claro, mas oferecendo um produto de qualidade, serviço de bordo, conforto, frota moderna e pontualidade no serviço oferecido ao nosso usuário”, afirmou.