Privativação Empresário brasileiro pressionado por Dilma para adquirir TAP

03/06/2013 - http://www.destakes.com

O empresário David Neelman estará a ser pressionado por parte do governo brasileiro, liderado pela Presidente Dilma Rousseff, no sentido de avançar com uma proposta relativa à aquisição da TAP, indica o jornal Folha de São Paulo. Não obstante, Neelman, fundador da Jet Blue não estará interessado no negócio.

“O Governo dá sinais de que gostaria que o empresário David Neeleman, dono da companhia aérea Azul, comprasse a portuguesa TAP”. Assim se pode ler numa coluna do jornal Folha de São Paulo datada desta segunda-feira.

Segundo a publicação, “o BNDES [Banco de Desenvolvimento Brasileiro] já ofereceu uma linha de crédito para viabilizar a operação”, sendo que, caso o empresário decida assumir os destinos da companhia aérea portuguesa, “teria de assinar um cheque de, pelo menos, 1,5 mil milhões de dólares, valor da dívida da TAP”, o que equivale sensivelmente a 1,15 mil milhões de euros.

No entanto, quem não parece estar propriamente interessado na compra da companhia aérea nacional será Neelman. “O empresário não quer fazer o negócio”, relata a Folha de São Paulo.

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, estará em Portugal no próximo dia 10 de Junho, sendo que a aquisição da TAP poderá mesmo ser um dos temas a marcar a agenda desta visita oficial.

Recorde-se que, no ano passado, a privatização da TAP, processo no qual estava envolvido apenas um empresário, a saber, o presidente da Avianca, Germán Efromovich, ficou hipotecada à luz do argumento de que o empresário não apresentara as garantias bancárias exigidas pelo Executivo de Pedro Passos Coelho para que a transacção fosse fechada.