Adiada retomada de voos comerciais em aeroporto de Resende, RJ

04/07/2013 - G1

Rota estaria ocupando espaço aéreo de outros aviões, diz prefeitura. Previsão é que empresa volte a funcionar no dia 15 de julho.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Pista do aeroporto de Resende
(Foto: Reprodução /TV Rio Sul)

A retomada dos voos comerciais no aeroporto de Resende (RJ) foi adiada mais uma vez. Uma reunião realizada no dia 10 junho, no Rio de Janeiro, havia definido que a data de reabertura seria nesta quinta-feira (4). Mas, segundo a prefeitura da cidade, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) não assinou o documento autorizando o funcionamento porque a rota definida ocupa o espaço aéreo de outros aviões.

"Eles estão fazendo testes de motor de aeronaves em parte da rota [que seria utilizada pelo aeroporto de Resende]. Então, temos que conciliar esse desvio", explicou o Secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços de Resende, Edgar Moreira.

O secretário informou ainda que uma nova data já foi definida para que os voos sejam retomados.

"Participei de uma reunião ontem [quarta-feira,3] em Brasília, e foi feito um novo traçado da linha. O documento já foi encaminhado para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo [Decea] e será enviado a todas as partes envolvidas. Eles têm até segunda-feira (8) para responder. A previsão é que a empresa volte a funcionar normalmente no dia 15 de julho (segunda-feira)", concluiu Edgar.