Aeroporto de Resende, no Sul do RJ, fará voos para Campinas, SP

11/06/2013 - G1

Cidade poderá ter novos destinos, diz responsável.
Previsão para reabertura é no próximo dia 4 de julho.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Aeroporto de Resende
(Foto: Reprodução TV Rio Sul)

Foi renovado o acordo para o funcionamento do aeroporto de Resende (RJ), que será reaberto no próximo dia 4 de julho. De acordo com o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços do município, Edgar Moreira, a decisão foi tomada após uma reunião entre representantes da prefeitura, Infraero, Embraer, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA), a Força Aérea Brasileira (FAB), os setores de Proteção do Espaço Aéreo dos estados do Rio, São Paulo e Paraná, que aconteceu na última segunda-feira (10), no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, outras questões foram acertadas.

Com destino a Campinas (SP), os passageiros poderão ir até São Paulo, pagando apenas uma passagem. "As pessoas que quiserem ir para São Paulo, poderão pegar o avião aqui em Resende para Campinas e lá a empresa responsável disponibilizará um ônibus para a capital que chega em até 40 minutos", explicou o secretário. Além da definição da rota, foi discutida a altitude do voo, com o objetivo de assegurar o trajeto, uma vez que Resende é usada para outros trabalhos aéreos.

"A cidade tem um espaço aéreo reservado para os caças da Base Aérea de Santa Cruz e voos experimentais da Embraer, que são delimitados por altitudes. Para evitar que qualquer trabalho seja prejudicado e por normas de segurança, resolvemos assinar esse acordo", explicou Moreira.

Novos destinos
Ainda de acordo com o responsável pelo aeroporto, a cidade poderá ter outros destinos, mas sem previsão de quando irá funcionar. "Faremos uma reunião ainda hoje [terça-feira (11)] com representantes de uma empresa que fazer o destino Porto Alegre (RS) / Rio de Janeiro, passando pelas cidades: Santa Maria (RS), Lages (SC), Guarulhos (SP), Resende (RJ) até o Rio de Janeiro", contou.