Aeroporto de Valença vai receber voo comercial direto de Salvador

28/06/2013 - G1

Operação será semanal e terá passagens com custo a partir de R$ 49.
Aeroporto de Valença só operava com táxi aéreo e voos particulares.

Do G1 BA

A partir de sábado (29), o aeroporto do município de Valença, no sul da Bahia, passará a receber voos comerciais vindos de Salvador. Segundo o governo do estado, a operação será, por enquanto, semanal e terá passagens com inicial de R$ 49.

O voo inaugural será realizado às 16h43 de sábado. Segundo o governo, a operação foi viabilizada após a assinatura do decreto, pelo governador Jaques Wagner, que prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aeronaves para voos regionais.

O aeroporto de Valença foi construído no ano 2000 e só operava com companhias de táxi aéreo e voos particulares.

Atrativos turísticos
Na região de Valença está situada no arquipélago de Tinharé, também conhecido como Costa do Dendê. No local, ficam as ilhas Morro de São Paulo e Boipeba, praias de Guaibim e Barra Grande, além de cachoeiras, comunidades quilombolas e equipamentos de turismo rural. Os 115 km de extensão litorânea da costa são administrados pela Prefeitura de Cairu.

A ilha de Morro de São Paulo está dividida em quatro praias. As mais procuradas são a primeira e a segunda praia. Durante o dia, Morro de São Paulo oferece ao visitante passeios de lancha pela terceira e quarta praias e também pela ilha de Boipeba.

Quem preferir também pode fazer uma caminhada ecológica que passa pelas praias de Cueira e Tassimirim, em Boipeba. Durante as estações mais quentes do ano, o turista pode aproveitar eventos como o Festival da Primavera, que costuma ser realizado em setembro e conta com shows musicais. O CarnaGamboa, carnaval da praia de Gamboa, acontece sempre em fevereiro e também é uma opção de divertimento.

De acordo com o governo da Bahia, dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) destacam que a costa recebe 660 mil turistas por ano, sendo cerca de 20% estrangeiros.