Viracopos fecha primeiro semestre como 6º mais movimentado do país

20/07/2013 - G1

Aeroporto registrou crescimento de 6,2% de janeiro a junho deste ano.
Apesar disso, número de passageiros internacionais despencou.

Do G1 Campinas e Região

Passageiros no saguão do aeroporto de Viracopos
(Foto: Reprodução/ EPTV)

Com um crescimento de 6,2% no número de passageiros de janeiro a junho em relação ao mesmo período do ano passado, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), fechou o primeiro semestre do ano como o sexto terminal aéreo mais movimentado no país, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e de concessionárias.

Em 2012, o aeroporto foi o sétimo mais movimentado do país. Apesar dos números positivos, a tendência não se repete nos passageiros internacionais. No primeiro semestre, 20,6 mil pessoas de voos para o exterior passaram pelo terminal de Campinas, número 49% menor em relação ao mesmo período do ano passado.
Atualmente, Viracopos oferece voos para 60 destinos, mas apenas um internacional. O aeroporto opera, semanalmente, seis voos que partem ou chegam de Portugal. A previsão da concessionária é fechar 2013 com 9,8 milhões de passageiros, e, em 2014, são esperadas 14 milhões no terminal aéreo de Campinas.

Gargalos
Mesmo com o crescimento na demanda dos passageiros em Viracopos, um dos gargalos continua sendo a inexistência de uma pista alternativa de pousos e decolagens. A falta de uma opção em situações emergenciais deixou o terminal aéreo inoperante durante 45 horas em outubro do ano passado.

Uma das ações da concessionária foi adquirir um equipamento para deslocar aeronaves quebradas, caso situação semelhante a de 2012 ocorra. Segundo a concessionária, o uso da taxiway como pista alternativa de pouso e decolagem está em fase de planejamento, mas não foi informado um prazo para a conclusão.

Voos internacionais
Em relação a diminuição na demanda de voos internacionais, a concessionária afirma que, com a inauguração do novo terminal de passageiros, Viracopos terá a infraestrutura suficiente para receber novas companhias. A previsão do consórcio responsável pela ampliação do aeroporto é fechar o mês de julho com 44,5% das obras concluídas. Atualmente, 4,5 mil funcionários trabalham no canteiro.