Viracopos registra recorde histórico de pousos e decolagens

24/07/2013 - G1

Aeroporto de Campinas operou 404 movimentos nesta terça-feira.
No primeiro semestre deste ano, média diária no terminal é de 350.

Do G1 Campinas e Região

Torre de controle do Aeroporto Internacional de
Viracopos (Foto: Reprodução / EPTV)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), operou 404 pousos e decolagens nesta terça-feira (23), e ultrapassou o antigo recorde histórico, que era de fevereiro deste ano. O número ficou 15,4% acima da média diária do registrada no terminal aéreo no primeiro semestre deste ano, de 350.

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, dos 404 movimentos no aeroporto, 205 foram pousos e 199 decolagens. No recorde anterior, haviam sido 399. Nesta terça-feira, o terminal aéreo de Campinas recebeu 8 voos alternados de Congonhas, o que ajudou a consolidar a nova marca.

Apesar do crescimento, Viracopos continua sem uma opção emergencial para pousos e decolagens. Segundo a concessionária que administra o terminal aérero, o uso da taxiway como pista alternativa está em fase de planejamento, mas não foi informado um prazo para a conclusão.

Números em 2013

O aeroporto de Viracopos registrou crescimento de 6,2% no número de passageiros de janeiro a junho em relação ao mesmo período do ano passado, e fechou o primeiro semestre do ano como o sexto terminal aéreo mais movimentado no país, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e de concessionárias.

Em 2012, o aeroporto foi o sétimo mais movimentado do país. Apesar dos números positivos, a tendência não se repete nos passageiros internacionais. No primeiro semestre, 20,6 mil pessoas de voos para o exterior passaram pelo terminal de Campinas, número 49% menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Em relação à diminuição na demanda de voos internacionais, a concessionária afirma que, com a inauguração do novo terminal de passageiros, prevista para maio de 2014, Viracopos terá a infraestrutura suficiente para receber novas companhias. A previsão do consórcio responsável pela ampliação do aeroporto é fechar o mês de julho com 44,5% das obras concluídas. Atualmente, 4,5 mil funcionários trabalham no canteiro.