American Airlines passa a operar seis voos por semana para o Recife

29/08/2013 - Jornal do Commercio - PE

Empresa aérea acrescenta um voo a mais entre a capital pernambucana e Miami a partir de 21 de novembro

Maria Luiza Borges


Foto: JC Imagem


NOVA IORQUE - A American Airlines vai começar a operar seis voos por semana ligando o Recife a Miami. Atualmente, a companhia tem cinco frequências semanais para a capital pernambucana e vai disponibilizar mais um dia, a partir de 21 de novembro.

Com isso, apenas às segundas-feiras não haverá o voo direto para os Estados Unidos partindo do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freire (atualmente não há voos às segundas e sextas). O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (29), durante um workshop para operadores de turismo realizado no Yotel, em Nova Iorque.

O workshop foi organizado pela Empetur para divulgar o Estado como destino, dias antes da mais brasileira das festas novaiorquinas, o Brazilian Day, que será realizado domingo, na região conhecida como Little Brazil, na 46º Street.

"Com a nova frequência, vamos disponibilizar mais 168 assentos por semana para o Recife", explicou o diretor de Vendas da American Airlines, Alexandre Cavalcanti. Hoje esse voo tem 80% de ocupação mínima, um número muito bom", acrescenta o executivo.

Ele lembra que esse voo até Miami foi criado em 2008, para servir a duas capitais nordestinas (Recife e Salvador). Quem embarcava no Recife tinha que fazer escala em Salvador na viagem de volta. Quem embarcava em Salvador, fazia escala no Recife na ida.

Em novembro do ano passado a companhia aérea resolveu separar o serviço em dois, um para cada destino. "Essa decisão estratégica aumentou em 40% a disponibilidade de assentos", revela Cavalcanti (foto abaixo).

Os números da Infraero mostram que o Recife tem se tornado um destino importante para a empresa americana. Entre julho de 2012 e julho de 2013, o número de passageiros em voos internacionais cresceu 20%. Foram 143 mil viajantes nos primeiros sete meses deste ano.

AERONAVE - A nova frequência será operada com a mesma aeronave dos cinco demais voos semanais, o Boeing 757. O modelo, considerado ultrapassado, deve sair da frota da American Airlines no próximo ano, segundo Alexandre Cavalcanti.

Ele explica que a companhia já adquiriu 600 aeronaves de vários modelos e está esperando a entrega dos fabricantes para substituir o equipamento que voa para o Recife. A capital pernambucana deverá receber ou um Airbus 321 ou um Boeing 767. o que estiver disponível primeiro. Essa mudança está prevista para acontecer em 2014.