Companhia aérea cubana reabre rota Havana-São Paulo

28/06/2013 - G1

Agencia EFE

Havana, 28 jun (EFE).- Um voo direto da companhia aérea Cubana de Aviación reabrirá a conexão entre Havana e São Paulo a partir do próximo dia 10 de julho, a fim de aumentar a visita de viajantes do Brasil, anunciou nesta sexta-feira o Ministério do Turismo (Mintur) de Cuba.

A rota Havana-São Paulo-Havana operará uma frequência semanal com saída às quartas-feiras e retorno nas quintas-feiras em aeronaves do tipo IL 96-300 com capacidade para 262 passageiros, incluindo 18 assentos de primeira classe, segundo um comunicado do Mintur.

As autoridades turísticas cubanas consideram que o Brasil mostrou uma tendência ascendente na emissão de turistas rumo a Cuba na última década.

Entre janeiro e maio de 2013 viajaram para Cuba 7.565 brasileiros, um pouco mais que os 7.370 que chegaram nesses meses em igual período do ano anterior, segundo dados oficiais.

Mas de acordo com suas avaliações, os mais de 16 mil brasileiros que visitaram Cuba em 2012 constituem um número 'muito distante' do potencial representado pelo país, que atualmente ocupa o quarto lugar entre os emissores sul-americanos de turismo rumo a Cuba, atrás de Argentina, Chile e Peru.

Por isso as autoridades de turismo cubanas explicam que do conjunto com todas as empresas turísticas do país, traçaram 'uma estratégia voltada a potencializar tão importante mercado'.

'Sem renunciar ao sol e à praia, nosso destino mostrará aos brasileiros que nos visitam sua segurança, cultura e história e a rica natureza que possuímos', destacam nas mensagens.

Além disso indicam que nesta operação se comprometeram junto à companhia aérea Cubana de Aviación, entidades do turismo e a empresa de seguro e assistência ao viajante Capemisa.

Da parte do Brasil participaram a Embaixada do país em Cuba, a agência de promoção de exportações e investimentos e a associação de operadores turísticos (Braztoa).

O Brasil foi o convidado especial da Feira Internacional de Turismo de Cuba, realizada em maio passado com a participação de uma delegação de seu Instituto de Turismo, agentes de viagens, empresários hoteleiros, operadores e artistas.

São Paulo se soma agora a conexões aéreas que Cuba tem com outras 51 cidades do mundo mediante 36 companhias aéreas.

Em 2012 a ilha recebeu 2.838,607 turistas estrangeiros, e espera superar este ano os 3 milhões de visitantes. EFE