Edital para 45 aeroportos regionais sai em novembro

24/08/2013 - O Globo

Nice de Paula
nicedepaulaoglobo.com.br

O governo federal vai lançar em novembro o edital para ampliação e reformas de 45 dos 270 aeroportos regionais que fazem parte de um programa previsto para ser concluído até 2016, informou ontem o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco. A maioria das obras é voltada para a melhorar a estação de passageiros, mas também estão previstas a ampliação de pista e de pátio e melhoria nos equipamentos para segurança de voo. Os aeroportos dessa primeira etapa do programa estão espalhados por várias regiões do país, mas não há nenhum previsto para o Estado do Rio.

Moreira afirmou que o governo não vai injetar dinheiro diretamente no caixa das companhias aéreas, que foram a Brasília na semana passada pedir ajuda para compensar o aumento de despesas gerado pela alta do dólar. O ministro, porém, não descartou a possibilidade de ajuda indireta, por meio de desonerações e redução de taxas.

As companhias têm que ter capacidade de operar seu negócio e as variações com câmbio fazem parte da compreensão desse ambiente de negócios - disse o ministro em palestra no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) 2013.

Questionado sobre a decisão da TAM de retirar voos internacionais do Rio, Moreira disse que não cabe interferência do governo nesse tipo de escolha.