Viracopos negocia para TAM e Gol ampliarem voos

27/08/2013 - O Estado de SP

SÃO PAULO (AE) - A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos negocia incentivos para que TAM e GOL mantenham ou até ampliem seus voos de e para Campinas (SP). A informação é do diretor Comercial da concessionária, Aluizio Margarido. Segundo ele, além de redução de tarifas aeroportuárias, são oferecidas opções de infraestrutura física, como escritório e áreas estacionamento. "Como empresa privada, podemos fazer esse tipo de negociação", disse. Ele garantiu, no entanto, que as condições são isonômicas para as empresas.

Dessa maneira, o aeroporto tenta garantir a receita das duas maiores empresas brasileiras mesmo no momento difícil pelo qual passam as aéreas nacionais, diante de um mercado fraco e da escalada do dólar - cerca de 50% de seus custos são dolarizados. Com o cenário macroeconômico negativo, representantes das companhias já admitiram que estão buscando alternativas para manter suas margens operacionais, o que pode passar por uma reavaliação de suas malhas aéreas e novas reduções na oferta de voos.

Margarido comentou que em Viracopos já se observou uma redução no volume de passageiros e na carga transportada. Ele salientou, no entanto, que a empresa conseguiu manter sua receita no segmento de carga, que responde por 65% de suas receitas totais. "Recebemos predominantemente cargas com maior valor agregado, como eletroeletrônicos e produtos farmacêuticos", explicou.

A Aeroportos Brasil Viracopos é controlada pela Triunfo Participações e Investimentos (TPI), em parceria com a UTC Participações e a francesa Egis Airport Operational.