Novo terminal de Viracopos será entregue em maio de 2014, diz executivo

25/09/2013 - O Estado de S.Paulo

Concessionária prevê começar as obras de nova pista do aeroporto no 2º semestre do ano que vem

Aline Bronzati, Circe Bonatelli e Gustavo Porto
da Agência Estado

SÃO PAULO - O presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Kuster, garantiu nesta quarta-feira, 25, que o novo terminal do aeroporto de Campinas (SP) será entregue em maio no ano que vem "e que será um fato inédito no mundo" a rapidez da construção da obra. "São 6 mil homens trabalhando dia e noite na obra, o projeto executivo e o básico acontecem ao mesmo tempo", disse. O novo terminal terá capacidade de receber 14 milhões de passageiros por ano.

O executivo estima que a obra para construção da segunda pista seja iniciada no segundo semestre de 2014. "Já estamos com o projeto pronto e agora buscamos o licenciamento ambiental", afirmou Kuster durante o seminário Gestão Pública e Burocracia - Desafios para o Estado Brasileiro, da série Fóruns Estadão Brasil Competitivo, organizado pela Agência Estado.

O aeroporto terá, ao todo, quatro pistas. A terceira e a quarta serão projetadas e construídas gradualmente, após a evolução dos trabalhos com a segunda pista, disse Kuster. Até a metade de 2014, o executivo estima que os investimentos no aeroporto vão totalizar R$ 2,2 bilhões. Já nos 30 anos de concessão, estão previstos R$ 9,3 bilhões.

O executivo se considerou ainda otimista em relação ao Trem de Alta Velocidade (TAV), cujo ponto de partida até o Rio de Janeiro seria em Viracopos. "Havendo bons projetos não falta dinheiro para mobilidade, por isso é possível fazer o TAV. E já estamos desenhando uma estação do trem bala em Viracopos", afirmou Kuster. "Mas é preciso criatividade e segurança jurídica do governo para viabilizar a obra", completou.