terça-feira, 10 de setembro de 2013

Voos regulares vão gerar empregos e favorecer empresas em Araraquara

08/09/2013 - G1

Azul confirmou operações para Campinas a partir de novembro deste ano.
Mesmo sem voo regulares, aeroporto recebeu 14 mil passageiros em 2013.
Do G1 São Carlos e Araraquara


Área externa de embarque do novo terminal de passageiros
(Foto: Tetê Viviani/Prefeitura de Araraquara)

A confirmação do interesse da companhia aérea Azul em operar no aeroporto Bartholomeu de Gusmão em Araraquara (SP) já a partir de novembro deste ano deve gerar 40 empregos imediatos após a inauguração do novo terminal de passageiros, segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Além disso, a reativação de voos regulares na cidade deve favorecer as empresas locais e da região.

Com sua inauguração prevista para outubro, o novo terminal do aeroporto de Araraquara deve disponibilizar vagas para bombeiros, operadores de esteira e para funcionários dos setores administrativo e de manutenção. O prazo para o preenchimento das vagas ainda não foi divulgado, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara.

Para o prefeito da cidade, Marcelo Barbieri (PMDB), a reativação do aeroporto deverá impulsionar a economia local. "A ampliação do aeroporto e os voos regulares são fundamentais para as empresas e negócios da região e também para a população que cada vez mais utiliza esse meio de transporte", comentou o prefeito por meio da assessoria de imprensa.

Os voos regulares no Bartholomeu de Gusmão serão retomados após seis anos e devem atender a demanda de Araraquara e também de cidades vizinhas. Somente em 2012, o aeroporto movimentou 21.709 passageiros em 18.811 pousos e decolagens. De janeiro a julho de 2013, foram registrados 14.558 passageiros e 11.646 pousos e decolagens.


Aeroporto de Araraquara receberá voos da Azul
em novembro (Foto: Felipe Turioni/G1)

Azul
As passagens para os voos da Azul devem começar a ser vendidas a partir de outubro. A empresa confirmou na quinta-feira (5) que vai começar a operar, a partir de 11 de novembro, na cidade. O Daesp informou que emitiu parecer favorável à consulta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para as operações da empresa na cidade.

Segundo a Azul, estão previstos voos regulares partindo de Araraquara para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nos períodos da manhã e noite. Em Campinas, os passageiros poderão fazer escala para outros destinos.

A empresa deve utilizar aeronaves com capacidade para 70 passageiros. Os horários ainda não foram definidos e aguardam documento que formaliza a concessão das operações.

Novo terminal
O aeroporto Bartholomeu de Gusmão ainda está em obras, mas o novo terminal de passageiros deverá ser concluído em outubro, segundo o Daesp. As obras custaram R$ 7,4 milhões com investimentos do Governo do Estado.

O terminal de passageiros passará de 210 metros quadrados para 1,6 mil metros quadrados, oito vezes o tamanho atual e comportará salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais para lojas e locadoras de veículos. O aeroporto de Araraquara deixou de receber voos regulares em 2007 e as novas operações devem atender a demanda da cidade e da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário