terça-feira, 29 de outubro de 2013

Aeroporto de Aracaju será ampliado

28/10/2013 - Jornal de Turismo

O Governo do Estado de Sergipe e a Infraero emitiram nesta sexta-feira (25) a Ordem de Serviço das obras de ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Os serviços serão executados pelos próximos 540 dias e deverão ser concluídos em abril de 2015. A cerimônia aconteceu no auditório do aeroporto, com a presença de representantes do Governo de Sergipe, da Infraero, da Prefeitura de Aracaju, além de membros do legislativo estadual, federal, do trade turístico, autoridades civis e militares e comunidade aeroportuária.



O governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, expressou seu sentimento de reconhecimento ao trabalho da Infraero e se emocionou ao falar do empenho realizado pelo governador, Marcelo Déda para que a obra fosse realizada. " Foram incansáveis as minha idas a Brasília para que este momento fosse concretizado e sempre com os secretários Walmor Chagas e Elber Batalha. É importante que as pessoas também conheçam o esforço e perseverança empreendido pelo governo Marcelo Déda, que projetou todo momento que aqui estamos fazendo parte hoje. Agora não tem quem segure mais este estado no turismo".
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, destacou que o novo aeroporto trará inúmeros benefícios para o setor em Sergipe, proporcionando a vinda de mais turistas e permitindo a recepção de voos internacionais oriundos da Europa, América do Norte e demais destinos internacionais."Este investimento do Governo do Estado junto ao Governo Federal para um novo aeroporto demonstra o crescimento da economia sergipana e vem como complemento dos investimentos já realizados para a infraestrutura turística do estado. Será um terminal muito bem equipado para melhor atender aos turistas que chegam a Sergipe".
Já o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral, ressaltou que o novo aeroporto irá proporcionar aos sergipanos e turistas que visitam o estado um maior conforto e melhor atendimento. "Um destino que vem crescendo 30% ao ano precisava desta importante obra. Acompanhei de perto a luta do governador Marcelo Déda para que esse sonho tornasse realidade e hoje nosso governador em exercício assinou a ordem de serviço. Como disse Jackson, "Ninguém segura Sergipe".
Para as intervenções na pista, o planejamento entre Infraero, empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) ainda está sendo definido. "Todos os acertos serão definidos para que as interferências sejam as menores possíveis e permitam que a obra seja executada com eficiência, assim como em outros aeroportos que já fizeram reformas na pista. O desafio é grande e por isso estou pedindo ajuda e compreensão de todos vocês ", disse o superintendente da Regional da Infraero Centro-Leste, Cassiano Filho.
Ao todo, R$ 64,2 milhões serão investidos nos serviços, que vão ampliar a pista dos atuais 2,2 mil para 2,785 mil metros, que passará a ter mais áreas de escape, o que ampliará a segurança das operações. O sistema de pistas também receberá quatro novas taxiways (pistas de manobra de aeronaves), que vão agilizar a movimentação de aeronaves nos pousos e decolagens. "Essas obras vão ampliar a possibilidade do aeroporto receber voos internacionais, uma vez que faremos quase uma nova pista que terá mais capacidade para pousos e decolagens. Estamos aqui fechando um compromisso assumido há alguns anos e que vai alavancar ainda mais o turismo deste estado, que atualmente passa por um bom "surto positivo" , afirmou o representante da Infraero, o diretor de Engenharia, Jaime Parreira Barriga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário