Mato Grosso pode ganhar 14 novos aeroportos regionais

21/06/2013 - Folha do Estado MT

Seriam contempladas, entre outras, Alto Araguaia, Coiniza, Confresa, Jaciara, Mirassol do Oeste, Nova Mutum, Querência e Santa Terezinha

VIVIANE PETROLI
www.atribunamt.com.br

Já integra o Programa de Investimentos em Logística de
Aeroportos Regionais, o município de Rondonópolis

Mato Grosso pode ganhar 14 novos aeroportos regionais, através do Programa de Investimentos em Logística de Aeroportos Regionais, do governo federal. A sinalização do ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, na última terça-feira. O programa lançado ao final de 2012 já contempla 13 cidades no Estado Com a melhora de infraestrutura e qualidade dos serviços aeroportuários. Para o setor de viagens, o incremento de mais aeroportos regionais fomentará os voos particulares (aviação privada).

As cidades a serem contempladas seriam Alto Araguaia, Colniza, Confresa, Jaciara, Mirassol do Oeste, Nova Mutum, Querência, Santa Terezinha, São Jose do Xingu, Sorriso, Campo novo dos Parecis, Diamantino, Água Boa e Primavera do Leste.

A sinalização do ministro da SAC foi dada ao deputado federal de Mato Grosso Wellington Fagundes (PR—MT). em Brasília (DF), durante reunião. Na ocasião o ministro declarou que a pasta irá avaliar as solicitações destes 14 municípios que querem integrar o Programa de Investimentos cm Logística de Aeroportos Regionais.

Segundo Fagundes, a SAC pretende ainda organizar estrutura para prestar suporte operacional, além de já ter dado autorização para o inicio dos estudos em cada um dos 14 municípios mato-grossenses.

Conforme a Folha do Estado já comentou, já integram o Programa de Investimentos cm Logística de Aeroportos Regionais os municípios de Rondonópolis, Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Matupá, Alta Floresta, Juína, Juara, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres. Para estas 13 cidades que já estão integradas ao programa foram destinados RS 331 milhões pelo governo federal para melhorias dos aeroportos. No I3rasil a soma é de RS 7,3 bilhões para 270 aeródromos regionais cm todo o país.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Agencias de Viagens em Mato Grosso (Abav-MT), Nilson Freitas. além de fomentar a aviação privada, ajudará a economia das cidades contempladas. Poderemos ver pequenas companhias aéreas atuando nestas cidades, mas as grandes de voo regulares a principio no . (Com informações Assessoria deputado federal Wellington Fagundes)