Azul faz acordo por compra de até 50 jatos da Embraer de 2ª geração

15/07/2014 - Valor Online

Carta de intenções envolve 30 pedidos firmes e opção de mais 20.

Aérea será primeira a operar modelo da 2ª família da Embraer.

Do Valor Online
Avião da Embraer E-195 usado pela Azul (Foto: Divulgação/Embraer)
Avião da Embraer E-195 usado pela Azul (Foto: Divulgação/Embraer)

A Azul Linhas Aéreas pretende comprar até 50 jatos do modelo E195-E2 da Embraer, segundo a fabricante de aeronaves. A aérea assinou carta de intenção que envolve pedido firme de 30 jatos de segunda geração e opção para compra de outros 20 aviões do mesmo tipo, com valor total estimado em US$ 3,1 bilhões.

A companhia aérea de David Neeleman vai se tornar a primeira no mundo a operar um modelo da segunda família da Embraer, a E2. No total, a Azul já possui em sua frotas 82 E-Jets e tem encomenda de mais 11. Se a carta de intenção for concretizada, o volume chegará a 143 aeronaves.

Azul faz homenagem e pinta avião com as cores do capacete de Senna

Governo vai redistribuir horário de pouso e decolagem em Congonhas

"Desde 2008, os jatos da Embraer possibilitaram nosso crescimento exponencial, o que resultou na criação de um mercado inteiramente novo de viagens domésticas", comentou Neeleman, que além de fundador é presidente da Azul, em nota. "A E2 vai nos permitir reduzir custos operacionais, aumentar capacidade e entregar um serviço melhor".

A Embraer pretende entregar o primeiro modelo da E2, o E190, no primeiro semestre de 2018. Para o E-195, a expectativa é que as atividades se iniciem em 2019; enquanto para o E-175 há projeção para entrada em operação durante 2020. Ambos fazem parte do segmento de 70 a 130 assentos da aviação comercial.

"Agradecemos à Azul por seu compromisso e parceria que culminaram nesta importante marca que celebramos hoje", afirmou, em nota, Paulo César Silva, presidente da divisão de aviação comercial da fabricante brasileira.