Guarulhos estuda ter 5º terminal, diz ministro

29/07/2014 - Valor Econômico

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, disse ontem que a concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, cogita erguer um quinto terminal de passageiros.

"As previsões [de movimentação de passageiros em Guarulhos] já foram todas batidas. Eles já estão pensando em um novo terminal internacional. Mas antes disso haverá melhoria de qualidade nos terminais 1 e 2", disse Moreira Franco, sem dar detalhes, durante um almoço com empresários na cidade de São Paulo. A declaração foi uma resposta a um questionamento sobre a qualidade dos terminais de Guarulhos.

A concessionária GRU Airport inaugurou há dois meses o terminal 3, voltado exclusivamente a voos internacionais e que tem potencial de expansão nos próximos anos. Além disso, estão em operação os terminais 1, 2 e 4.

Procurado, um porta-voz da GRU Airport não foi encontrado para comentar as declarações. Por meio da assessoria de imprensa, a concessionária emitiu um posicionamento em que não nega a fala do ministro. "O Plano Diretor do GRU Airport passa por atualização nesse momento e com a sua finalização, novos empreendimentos deverão ser definidos e anunciados", informou a concessionária na nota.

Durante o evento, o ministro também sinalizou que pode haver mudanças na participação societária de 49% da estatal Infraero nas próximas concessões, modelo usados nos grandes aeroportos leiloados até agora. "Creio que é um percentual muito alto e creio que nós temos experiência e massa crítica para percorrermos novos caminhos e novas alternativas de incorporação do capital privado e convivência com o capital público que não exclusivamente essa participação de 49% a 51%", disse.