Demanda de voos domésticos registra 14 meses seguidos de expansão

23/12/2014 - Agência CNT

Já a oferta completa três meses de aumento consecutivo.

Foto: Francisco Martins
A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros aumentou 6,8% em novembro de 2014, comparada com o mesmo mês de 2013, enquanto a oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) cresceu 4,3% no mesmo período.

Com o resultado de novembro de 2014, a demanda doméstica registrou 14 meses seguidos de expansão e obteve o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. A oferta doméstica está em crescimento há três meses consecutivos. Com o resultado de novembro, a demanda doméstica acumulou alta de 5,6% no ano, e a oferta teve alta de 0,5% no mesmo período.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Azul e Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em novembro de 2014 quando comparadas com o mesmo mês de 2013, da ordem de 35,2% e 14,6%, respectivamente. Se somadas as demandas da Azul e Trip, cujas operações foram unificadas, registrou-se elevação de 6,4% na sua demanda doméstica no mesmo período. Gol e TAM tiveram aumento de 6,0% na demanda doméstica de novembro de 2014, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior.

Novembro foi o primeiro mês de 2014 em que todas as principais empresas aéreas brasileiras apresentaram crescimento da oferta doméstica em relação ao mesmo mês do ano anterior. A Azul, quando somadas as operações da Trip, registrou aumento de oferta na ordem de 7,1%.

Tam e Gol continuam liderando o mercado doméstico em novembro de 2014 com participação (em RPK) de 38,5% e de 36,1%, respectivamente. No entanto, a Tam teve queda de 0,74% em sua participação de mercado, enquanto a redução da Gol foi de 0,70% nesse indicador.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em novembro de 2014 atingiu 8,2 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 5,6% em relação a novembro de 2013. No período de janeiro a novembro de 2014, a quantidade de passageiros acumulou crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de janeiro a novembro, a Gol foi responsável pelo transporte de 32,25 milhões de passageiros em 2014, a Tam transportou um total de 29,27 milhões, e a Azul figurou como terceira empresa com 18,22 milhões.

Dados já apurados referentes aos três primeiros trimestres do ano demonstram que, em comparativo com o modal rodoviário, o transporte aéreo continua ampliando a sua participação no mercado de transporte interestadual de passageiros em distâncias superiores a 75 km, com 62,62% do total desses modais. No mesmo período do ano anterior, a participação do modal aéreo foi de 59,11%, o que representou alta de 5,94%.

Para mais informações, consulte o Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado hoje pela Anac. O relatório é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.

Com informações da Anac

Ana Rita Gondim
Agência CNT de Notícias