Novo terminal de Viracopos recebe 1º voo internacional após inauguração

28/11/2014 - G1

Rota de Campinas para Lisboa fará ‘estreia’ neste sábado (29/12/2014).

Anac analisa recurso do aeroporto sobre atrasos na entrega da obra.

Do G1 Campinas e Região


Novo terminal de Viracopos recebe primeiro voo

internacional (Foto: Aeroportos Brasil Viracopos)

O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos de Campinas (SP) receberá o primeiro voo internacional desde que foi inaugurado em 14 de outubro deste ano. A rota Campinas – Lisboa está marcada para este sábado (29). Segundo o consórcio Aeroportos Brasil, que administra o local, a transferência dos voos do antigo para o novo terminal deve ocorrer até março do ano que vem, quando ele será desativado.

O voo para Lisboa é da companhia aérea TAP. Segundo a concessionária, outras quatro empresas devem passar a utilizar o novo setor a partir de dezembro. São elas American Airlines, Azul, Gol e Copa Airlines, com destino a Miami, Orlando, Cidade do Panamá e Nova York.

Durante a Copa do Mundo, em junho deste ano, o novo terminal foi usado para embarque e desembarque das sete seleções que ficaram hospedadas na região de Campinas. As delegações de Portugal, Costa do Marfim, Argélia, Nigéria, Japão, Rússia e Honduras fizeram 50 voos, sendo seis internacionais.

O píer A do novo terminal recebe, desde outubro, cinco operações domésticas por dia. Em 19 de novembro esses voos, que têm destino para Rio de Janeiro, Vitória e Florianópolis, foram transferidos para o píer C.

Autuação da Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou, em julho, a concessionária que administra Viracopos por atraso na entrega do novo terminal de passageiros. A data estipulada em contrato para conclusão era 11 de maio, mas a estrutura foi entregue em agosto. Apesar da autuação, a multa ainda não foi estipulada pois há um recurso da Aeroportos Brasil Viracopos sem data para ser julgado.


Novo terminal do Aeroporto Interncional de Viracopos (Foto: Roberta Steganha/ G1)