quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Avião de transporte militar faz voo inaugural em SP

04/02/2015 - O Globo

Teste da aeronave fabricada no Brasil, que custou R$ 4,6 bilhões ao governo federal, foi realizado com sucesso

ROBERTO MALTCHIK

roberto.maltchik@ oglobo.com.br

Após meses de expectativa, a Embraer promoveu ontem, em Gavião Peixoto (SP), o primeiro voo de testes do KC- 390, único avião de transporte militar fabricado em solo brasileiro. O teste teve 1h 25m de duração e foi considerado um sucesso pela fabricante. Uma verdadeira operação de guerra foi montada para o voo inaugural. Aeronaves e veículos de resgate foram posicionados na pista, bem como um grande contingente foi mobilizado para acompanhar a operação. O teste no ar sucedeu uma série de testes em solo, feitos exaustivamente ao longo das últimas semanas.

divulgação

KC-390. Evento foi preparação para ingresso no mercado internacional


EMBRAER ELOGIA

O voo no interior de São Paulo abriu uma nova etapa na preparação para que o KC-390 ingresse no mercado internacional. Os pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker realizaram avaliações sobre o desempenho da aeronave, que custou R$ 4,6 bilhões ao governo federal, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Quem elogiou o teste foi o diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado. Segundo ele, o desenvolvimento do KC-390 é "provavelmente o maior desafio tecnológico que a empresa já enfrentou em sua história" e representa um marco da aviação nacional.

— Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmos a tarefa que nos foi confiada. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando provavelmente o maior desafio tecnológico que a Empresa já enfrentou em sua história — disse Curado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário