terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

TAM fecha 2014 como maior companhia do Brasil, mas GOL reduz a diferença

10/02/2015 - Melhores Destinos

Marcel Bruzadin  
 
A TAM fechou o ano de 2014 mais uma vez como líder de mercado na aviação brasileira. A companhia, porém, teve uma queda de participação em relação ao ano anterior e ficou com 38,4% dos voos domésticos no ano que passou. Com relação ao ano anterior a redução foi de 1,72 ponto percentual. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Em segundo lugar e bem próximo à TAM, está a companhia GOL, com 36,4%. A companhia teve um ligeiro crescimento em relação ao ano de 2013 (0,79 ponto percentual), que em conjunto com a queda da TAM fez com que a diferença entre as duas diminuísse mais uma vez, chegando a apenas dois pontos. Será que teremos uma virada neste ano?

A Azul se manteve em terceiro lugar, com 16,7% de participação no mercado e um crescimento muito baixo, próximo a zero. Isso pode ser justificado pelos grandes esforços da companhia nos voos internacionais, que tiveram início no ano passado com as rotas para Fort Lauderdale e Orlando. No entanto, é esperado que a Azul volte a ter um crescimento expressivo a partir deste ano, com a chegada de novas aeronaves Airbus 320, que devem operar nos voos domésticos com mais capacidade que os atuais Embraer.

graficos_cias

Outro ponto bastante relevante sobre o mercado é que a companhia Avianca Brasil teve um crescimento expressivo em 2014 (1,24 ponto percentual). Apesar de ainda ocupar o 4º lugar, 8,43% de participação do mercado doméstico nacional ,a antiga OceanAir entrará na aliança Star Alliance ainda em 2015, o que certamente trará um crescimento significativo para a companhia.

Internacional

A TAM se manteve também como líder entre as companhias brasileiras nos voos internacionais, seguida novamente pela GOL. A TAM registrou 84,48% de participação do mercado internacional, (queda de 3 pp) contra 14,92% da GOL, que ganhou 2,45 pp.

A grande novidade do ano, no entanto, foram as estreias das companhias Azul e Avianca Brasil, que agora possui um voo para a cidade de Bogotá. A capital da Colômbia é o principal hub da Avianca internacional, que apesar de ter o mesmo nome e os mesmos donos é uma companhia separada da filial brasileira.

As quatro principais companhias aéreas do país transportaram aproximadamente 101 milhões de passageiros no ano de 2014, seja em voos domésticos ou internacionais. Pode parecer muita coisa, mas infelizmente o ritmo de crescimento vem diminuindo nos últimos anos, para se ter ideia, em 2014 o crescimento de passageiros em voo foi de 5,7%, menor volume dos últimos 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário